fbpx
consultoria sebrae

Consultoria SEBRAE, será que é para você?

A Consultoria SEBRAE é uma velha conhecida dos micro e pequenos empresários brasileiros.

É uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, criada em 1972. Que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. 

É integrante do Sistema S, conjunto de nove instituições de apoio aos profissionais. Que mantém mediante o pagamento da contribuição compulsória pelas médias e grandes empresas. Que equivale a aproximadamente 0,3% da folha de pagamento. 

O principal objetivo do SEBRAE é estimular o empreendedorismo no país.

Como o SEBRAE estimula o empreendedorismo

As principais soluções utilizadas pelo SEBRAE são os cursos, palestras, consultorias e informações de mercado.

Cada uma dessas soluções tem suas especificidades e um público diferente, apesar de um mesmo objetivo. 

Com as palestras, o objetivo é alcançar, não só empresários, mas também entusiastas e futuros empresários.

De forma geral essas palestras são dadas por profissionais externos ao SEBRAE, selecionados mediante edital de convocação.

Assim não estão diretamente relacionados a entidade, mas a mesma avalia o profissional a respeito do conhecimento do tema além de sua experiência.

Geralmente são palestras mais superficiais com um foco em um tema específico que entregam uma visão geral sobre o assunto, orientando o público sobre os principais pontos referentes ao tema.

Quando o desejo é aprofundar um pouco mais no tema, o SEBRAE oferece cursos com uma temática específica, assim, conseguem  explorando assuntos mais técnicos, e por muitas vezes, exercícios práticos a fim colocar na prática as temáticas abordadas.

O grande desafio dos cursos é que, apesar de às vezes terem temáticas específicas. Como “Controle de estoque para padarias” ou ainda “Financeiro para o varejo”, trazem uma visão genérica e não específica de cada negócio.

Até porque seria praticamente impossível ter um curso que abordasse a realidade de cada aluno, aí seria praticamente uma consultoria. 

Assim, o desafio fica a cargo do aluno, adaptar a estrutura do curso à realidade do negócio dele ou do futuro negócio e colocar em prática no dia a dia, na maioria das vezes esse é o grande desafio.

E aí como disse no tópico anterior, quando o objetivo é ser mais específico e “personalizado” partimos para as consultorias. 

As consultorias do SEBRAE são baseadas, em sua maioria, em estruturas padrão pré concebidas por especialistas da entidade. E são desenvolvidas localmente no clientes por profissionais externos selecionados através de edital.

Esses profissionais não tem vínculo com o SEBRAE a não ser o contrato de prestação de serviço, o que às vezes acaba dificultando um pouco o controle dos mesmos.

Nas consultorias do SEBRAE essas “estruturas” pré definidas são utilizadas para  desenvolver um diagnóstico na empresa. E partir daí são implementadas ou sugeridas à implementação de algumas estruturas definidas pela instituição.

O consultor utiliza do seu conhecimento para auxiliar o empresário nessa tarefa, mas o sucesso do mesmo não tem vínculo com o sucesso do empresário! O que por algumas vezes acaba gerando insatisfações em quem recebe a consultoria.

Os valores de investimento, de forma geral, estão dentro de uma realidade de mercado local e não variam muito de outros consultores autônomos de nível equivalente aos que prestam serviço para a instituição.

Muitos deles, em algum momento, prestam ou prestaram serviço para a mesma.

Como observação pessoal, recebi vários retornos sobre o serviço: alguns positivos e outros negativos.

Mas não consigo me posicionar sobre a qualidade do mesmo, sobre a efetividade e resultados acredito já ter vistos mais pontos negativos que positivos.

E por último e não menos importante, as informações de mercado.

O SEBRAE por sua abrangência nacional e por ser financiado fora a receita de seus clientes, tem uma estrutura muito robusta. E consegue desenvolver pesquisas em âmbito nacional em assuntos de interesse à classe empreendedora.

Apesar de muitas das pesquisas não serem atualizadas, elas geram informações valiosas para uma tomada de decisão ou desenvolvimento de um plano de negócio. Além de conseguirem oferecer um visão a respeito do mercado nacional e do empreendedorismo.

Essa, na minha opinião, deveria ser a solução mais explorada pela instituição! Onde poderiam ser geradas informações ricas para o empresário.

Se os dados fossem mais atuais e as pesquisas amplamente divulgadas, poderiam gerar dados valiosos para tomadas de decisão.

Esse tipo de informação é um grande tesouro para o empresariado brasileiro e deve ser explorado de forma intensa por empresários a fim de conhecer melhor o seu mercado. Buscando informações para insights e ações para geração de resultado na empresa.

Para facilitar segue o link onde encontramos boa parte dessas informações, https://datasebrae.com.br/

 

E para quem é o SEBRAE?

Bem como discorremos no tópico anterior, ficou claro que o SEBRAE é direcionado aos micro e pequenos empresários.

Agora alguns pontos de observação importantes no trabalho desenvolvimento pelo SEBRAE:

  1.  O SEBRAE é nacional e cada estado possui sua autonomia e trabalho desenvolvidos de acordo com a as premissas desenvolvidas pela sua diretoria local. Isso faz com que os trabalhos se diferenciam de um estado para o outro. E apesar de existir um padrão nacional muita coisa se adapta a realidade local da instituição. Isso justifica por exemplo a grande diferença entre a atuação do SEBRAE SP e o dos outros estados;
  2. Essa diferença ela é mostrada não só na atuação mas também na qualidade do trabalho que é feito. Cada SEBRAE tem uma cultura local e está inserido em realidades diferentes. Assim os consultores que trabalham nas unidades estaduais estão inseridos dentro dessa realidade. Pois em sua grande maioria são contratados de forma local via edital. Assim você como cliente dificilmente terá acesso a grandes especialistas se os mesmos não estiverem disponíveis em sua região;
  3. Os consultores do SEBRAE, como citado anteriormente são contratados mediante edital e através de um contrato e os mesmos recebem através de uma convocação para prestação de um serviço específico, por exemplo implementação de fluxo de caixa na empresa X, mas o sucesso ou não da empreitada não condiciona o recebimento do pagamento, assim algumas vezes os resultados esperados pela contratação não são alcançados e o cliente acaba ficando sem ter a quem recorrer;
  4. Pela amplitude do trabalho ele é de extrema importância. Em especial para quem está começando o negócio ou pensando em começar. Essa turma é extremamente carente em auxílio e informação e o SEBRAE tem um papel imprescindível neste momento além de fazer um ótimo trabalho com esse público, assim se tiver nessa fase não relute em ir até o SEBRAE.

Finalizando

Assim o SEBRAE e a Consultoria SEBRAE atuam em diversas frentes em micro e pequenas empresas.

Isso gera uma variação nos resultados e na entrega de valor que o SEBRAE realiza.

Mas e a consultoria SEBRAE é para mim?

Essa provavelmente seja a principal pergunta que você deve estar se fazendo.

Através da nossa experiência com diversos clientes e as visões que os mesmos tiveram do trabalho da entidade, percebemos que o trabalho do SEBRAE é muito eficiente com empresas que estão dando os seus primeiros passos.

Com essas empresas o SEBRAE consegue fornecer uma solução em consultoria e modelos que atendem muito bem a demanda. E também gera resultados muito positivos para o empreendedor.

Agora quando tratamos com empresas maiores que estão operando há um tempo, percebemos que a solução de Consultoria SEBRAE não atende a expectativa destes empresários.

Fazendo com que as orientações e o acompanhamento do mesmo não gere os resultados esperados pelos empresários e necessário à suas empresas.

Acreditamos que devida a grande variação de perfil dos consultores por região, o material padrão e o não compromisso com o resultado do cliente na implementação do trabalho, podem ser os maiores causadores da insatisfação de empresas.

Assim temos observado empresas conseguirem melhores resultados com outras soluções disponíveis no mercado.

Se a consultoria SEBRAE não é para mim, o que fazer?

Hoje existem no mercado diversas opções para quem precisa de uma solução que se adeque melhor a sua realidade.

Como uma empresa em fase operacional e com faturamento mensal.

Existem empresas e consultores para diferentes portes de empresas que podem realizar atendimentos muito bem estruturados e alcançar os resultados.

Nós no Meu Gestor temos ajudado diversas micro e pequenas empresas neste perfil e alcançado ótimos resultados com eles.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a nossa solução clique aqui  e avalie se faria sentido para sua realidade.

Também temos um artigo falando sobre Consultoria Online, as vantagens e desvantagens dessa nova tendência! Acesse o artigo clicando aqui!

Para finalizar, entenda que se você não colocar a mão na massa e colocar as orientações em prática nada acontece. Então não se esqueça que não é milagre é conhecimento, método, ferramentas e mão na massa.

No mais pesquise e entenda não só o seu problema e realidade. Mas também qual solução vai se adequar às suas necessidades.

 

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.