fbpx
Coronavírus - Guia para sua empresa

Coronavírus – Guia para sua empresa

Um Guia para sua empresa não parar com a Quarentena

Pois é o Coronavírus, Covid19, chegou ao Brasil! E parece que ainda tem muita coisa para acontecer a respeito do vírus por aqui e seus impactos.

Alguns clientes têm pedido ajuda a respeito do vírus, o que podem fazer e se devem tomar alguma ação de emergência para um caso de aumento drástico dos números de caso no Brasil.

Por isso resolvi montar este conteúdo com algumas orientações de como preparar a sua empresa para uma situação mais drástica e reduzir as perdas que isso pode causar na empresa.

Sobre o Corona vírus e o Covid19

A cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo corona vírus, se confirmam no mundo. Até a tarde desta quinta-feira (12), o Brasil registrava 77 casos confirmados da doença e monitorava 1.422 situações suspeitas. Outros 1.163 casos já foram descartados.

O que é o novo corona vírus?

Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia.

Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.

Qual o período de incubação do vírus?

De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias!

Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.

Quais são os maiores problemas e os públicos mais vulneráveis?

A OMS calcula que 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro, com dificuldades respiratórias sérias.

No início de março, a taxa de letalidade era de 3,5%. Mas o Ministério da Saúde suspeita que pode ser menor, em razão de haver subnotificação dos casos em alguns países. Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares).

Como ocorre a transmissão?

O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença.

A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.

O novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar?

O novo coronavírus não é transmitido pelo ar a menos que um indivíduo chegue próximo a um paciente infectado a ponto de as formas de contaminação serem possíveis.

É possível pegar o Covid-19 de alguém sem sintomas?

De acordo com a OMS, as chances são pequenas, pois o vírus é transmitido por saliva, espirro, tosse ou catarro, elementos mais presentes quando uma pessoa está com gripe.

Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?

O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo corona vírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– evitar contato próximo com pessoas doentes;

– ficar em casa quando estiver doente;

– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

– manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Aplicativo

O SUS desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais! Divulguem e bora defender esse sistema referência em saúde!

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes

O uso de álcool gel para prevenção ao corona vírus é eficaz?

Sim! De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é “eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele”.

O grau alcoólico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.

Preciso usar máscara para me proteger?

A máscara não tem efeito algum, para pessoas sem o vírus!

Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas.

O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo corona vírus.

Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas.

Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.

Efim, segue aqui ainda um link com um mapa do vírus no mundo e como ele está crescendo para você acompanhar, só clicar no link e explorar o mapa:

https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd

Ufa, muita informação sobre o vírus não é mesmo, bem agora vamos falar um pouco sobre como montar um plano de contingência, caso ele se espalhe com força pelo país ou pela sua região.

fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/saiba-tudo-sobre-o-novo-coronavirus-e-covid-19

Como preparar o estoque para não faltar produto

Vamos lá, se você trabalha com comercialização de produtos ou utiliza na entrega do seu serviço insumos, é importante ter atenção para alguns pontos.

O primeiro ponto é saber se esses insumos ou estoque tem origem nos países que estão sendo mais afetados pelo vírus, entre em contato com os seus fornecedores e veja com eles sobre o estoque que eles possuem dos produtos, se os produtos são importados e em caso positivo, qual a origem dos mesmos.

Caso esses materiais sejam importados e de origem dos países afetados de forma drástica pelo vírus, e de acordo com a necessidade que sua empresa tem destes insumos ou produtos para rodar, uma boa estratégia pode ser fazer um estoque maior entre 50% a 100% a mais do que sua empresa já faz ultimamente, quer dizer que se você tem um estoque de 10 normalmente, o ideal é ter entre 15 a 20. 

É interessante ter uma garantia de disponibilidade de produtos e insumos, dependendo da necessidade e se são produtos perecíveis, de pelo menos 45 dias.

Assim você garante a operação por esse período.

Mas é importante ter um ponto de observação antes de tomar essa ação, o seu negócio tem um alto risco de ficar paralisado devido ao Corona vírus?

Portanto se a resposta for sim precisamos validar uns pontos.

O negócio tem uma grande chance de parar de faturar mediante uma alta do Coronavírus  no país

Se essa for uma possibilidade real para o seu negócio você precisa ter a atenção redobrada nos movimentos do seu mercado devido aos avanços da doença.

É imprescindível essa percepção e análise antes de tomar qualquer ação de estoque ou de compras, isso porque se você percebe a medida que o vírus aumenta a sua demanda cai, pode ser um grande indicativo que o seu mercado vai sofrer de forma mais intensa com vírus, então não vale a pena investir em estoque maior mas sim fazer caixa para manter a empresa de pé na época de baixa causada pelo vírus.

Neste caso o ideal é tentar alguns gastos de forma imediata buscando uma maior geração de caixa para a empresa.

Esse caixa pode garantir o funcionamento da empresa, gastos fixos, neste período de baixa.

Se a demanda realmente paralisar análise com um advogado trabalhista para negociar um acordo e mandar os funcionários para casa com um pagamento reduzido mas com garantia de emprego para garantir um queima menor de caixa, mas isso só se o mercado paralisar mesmo, e por um tempo pré determinado.

Mas além disso é importante se preparar para o momento atual afinal se você ainda está de portas abertas não pode deixar imperar o caos na sua empresa.

Então vamos lá.

Proteja a sua equipe

A sua equipe da empresa está se colocando em risco pelos seus trabalhos e pela sua empresa.

Em alguns casos que o trabalho envolve atendimento ao público o risco de contaminação com o Coronavírus, o Covid-19, é bem maior.

Sendo assim é importante serem definidas algumas ações preventivas e boas práticas dentro da empresa, afim de comprovar o seu compromisso com o bem estar de todos e evitar que o seu time fique doente.

Uma boa forma é montar um material com boas práticas, pode ser simples mesmo uma folha impressa ou uma comunicação simples por e-mail, com o objetivo de implantar práticas de prevenção na empresa e alertar sobre a realidade da doença, suas formas de transmissão e prevenção, pode usar a primeira parte deste artigo para isso.

Com esse material na mão sente com o seu time e explique sobre o material e o porque você está implantando essas boas práticas, além da importância de todos seguirem e fiscalizar o cumprimento deles.

Essa ação é importante para conscientizar todos e manter a sua equipe protegida.

Agora e se alguém do seu time foi infectado, o que fazer??

Pessoas com o vírus no seu time não é hora de pânico é hora de agir

Se você tiver pessoas com o vírus confirmadas no seu time é necessário agir rápido para evitar pânico na equipe e manter o negócio rodando.

Se você trabalha com comércio ou atendimento ao público o primeiro ponto é reforçar as ações preventivas e, lógico, o colaborador doente vai para casa.

É importante mapear possíveis contatos com os outros integrantes do time e encaminhá-los para o posto de saúde mais próximo para realização do exame em caso de sintomas da doença.

Importante você agir a fim de evitar que todos do time fiquem infectados ou que infectem seus clientes.

É bom se preparar, se caso for uma cidade pequeno, que o boato vai se espalhar e pode ser importante você colocar um comunicado na empresa sobre as ações que foram tomada de prevenção.

Agora se o seu negócio é um escritório e todos trabalham no computador ou telefone, uma ótima forma pode ser enviar todos para o trabalho remoto, essa é uma ótima opção, pois evita que as pessoas fiquem doentes no escritório e também faz com que elas não percam o ritmo de trabalho.

Para fazer isso é importante que alguns testes sejam feitos já de imediato, a fim de validar o rendimento do time remoto e corrigir alguns pontos para evitar perda de resultados.

Portanto uma boa dica para trabalhar neste formato, é realizar uma reunião diária no Skype todos os dias, todos do time em uma mesma sala de reunião!

Afinal reunião rápida para validar como estão os planos do dia, como foram os resultados no dia anterior, se a equipe for grande, pode fazer uma reunião de 15 a 30 minutos por cada área.

E todos durante o horário de trabalho devem permanecer online durante todo o dia de trabalho, assim não se perde agilidade na comunicação e tomadas de decisão.

Se caso precisarem fazer ligação para um cliente, pode contratar um plano de celular que fala em todas as operadoras pagando um mesmo valor fixo por mês, a Tim tem um com o valor muito bom e vai possibilitar que o seu time continue produzindo sem grandes investimentos da sua parte e sem grandes perdas de resultado.

Trabalhar remoto, se for feito de forma organizada, traz resultados positivos para a empresa e para o time.

Enfim, aqui no Meu Gestor os atendimentos dos consultores são realizados 100% online, com ótimos resultados para os clientes.

Assim mesmo em situações como essas ou em qualquer lugar que esteja, você consegue ter um consultor excelente para te orientar e te ajudar a tomar as melhores decisões e ações para a sua empresa.

Portanto com essas dicas e com a ajuda do Meu Gestor mesmo em uma situação como essa, com certeza a sua empresa não vai deixar a bola cair e não vai ter grandes perdas com a Pandemia.

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.