fbpx
cartaz do filme

O que o filme Parasita me ensinou sobre Empreendedorismo

O que o filme Parasita, ganhador do Oscar de melhor filme, me ensinou sobre empreendedorismo

O filme sul-coreano parasita foi um dos grandes ganhadores da noite do Oscar desse ano, levando para casa 4 estatuetas Inclusive a de melhor filme prêmio tradicionalmente ganho por filmes norte-americanos ou pelo menos filmes em língua inglesa.

O filme realmente surpreende e traz visões do diretor Bong Joon-ho a respeito da sociedade sul-coreana e mundial.

Não é um filme sobre empreendedorismo nem de negócios..

É um filme que conta a história de uma família pobre tentando sobreviver com poucas oportunidades, que se envolve com uma família rica e tenta tirar máximo proveito dessa relação!

Apesar do filme não ter contextos relacionados a empreendedorismo traz grandes lições a respeito, então vamos lá!

Do que se trata o filme Parasita (cuidado spoilers)

O filme Parasita, Como dito anteriormente, trata de uma família de classe baixa sul-coreana que tenta de todas as formas sobreviver naquela sociedade.

Fazendo por muitas vezes de versos bíblicos a fim de garantir o sustento e a comida da família.

Filme consegue mostrar alguns detalhes a respeito dessa sociedade e de como eles se relacionam, destaca de forma forte como apesar de uma sociedade avançada e rica os pobres ainda passam grande dificuldade.

A família do filme muitas situações passa fome precisa fazer trabalhos aquém e suas capacidades para receber o mínimo para viverem.

Em várias cenas do filme eles tentam usar a internet com seu celulares pegando a internet Wi-Fi dos vizinhos.

Sendo que em uma dessas cenas inusitadas o único local onde a internet funcionava era no vaso sanitário!

Fazendo com que eles ficassem revezando no vaso a fim de utilizar a internet.

No filme Um dos amigos do filho da família leva uma oportunidade de trabalho para ele como professor particular de uma de inglês de uma garota de família rica.

Esta oportunidade é vista como uma oportunidade de ouro não só para o garoto, como para a sociedade, mas também para o seu amigo!

Que destaca para ele na indicação da vaga a importância desse trabalho e dessa oportunidade.

E aí que começa a se desdobrar o filme, onde com estratégias bem boladas e estruturadas pela família todos os integrantes começam a assumir cargos junto a essa família rica.

Lógico que as estratégias utilizadas nem sempre são as melhores!

Mas eles focam em realmente conseguir aproveitar a oportunidade de empregar a família e colocar todos eles em uma situação de vida mais favorável.

A disparidade entre a vida levada pelos patrões e pelos empregados é gigante e é mostrada de forma clara em todos os momentos do filme.

Essa diferença tão latente em uma matéria que estava lendo a respeito do filme, destaca as técnicas utilizadas pelo diretor para separar os ricos e os pobres dentro do filme!

Utilizando linhas para separar os níveis, forçando ainda mais um destaque nessa diferença entre a família rica e a família pobre.

É uma história tocante e por muitas vezes agoniante pois todas as estratégias que são desenvolvidas por essa família geram situações futuras que os colocam em risco.

A história de forma geral se desenrola de maneira inusitada com situações totalmente inesperadas!

A preparação e dedicação

No filme, durante o desenvolvimento e implementação das estratégias traçadas pela família para assumir cargos dentro da casa da família rica..

Eles precisam se dedicar de forma intensa no planejamento e execução dessas estratégias.

Destaco ainda o trabalho desenvolvido pela filha da família , ela é muito inteligente e muito dedicada no desenvolvimento das estratégias..

E também na implementação das mesmas conseguindo com maestria implementá-las.

Eles não apenas tomavam ações a fim de alcançar o que desejavam junto a família rica eles faziam estratégias minuciosas de como conseguir conquistar essas posições.

O filme Parasita destaca muito bem todas essas estratégias e seu desenvolvimento..

Apesar dos métodos aplicados nas estratégias não serem corretos, o planejamento por trás deles é intenso e bem estruturado.

Esse planejamento e execução bem orquestrada garante o sucesso da empreitada desenvolvida pela família.

Isso consegue mostrar um pouco a respeito da cultura oriental que é diferente da cultura brasileira uma cultura pautada em disciplina e estudo!

Pois mostra um nível de preparação excepcional nos golpes aplicados.

Essa preparação e orquestração de todos os golpes nos mostra, como empreendedores, o quão é importante desenvolvermos planejamentos bem estruturados com estratégias bem definidas.

E na hora de executar essas estratégias como são importantes os treinamentos, por muitas vezes treinamentos repetitivos e até mesmo massivos!

A fim de se executar a estratégia traçada com maestria.

Confesso que me impressionou e me fez pensar como seria a execução de estratégias dentro de uma empresa no mesmo formato.

Como na implementação do PDCA o P de planejamento é a maior parte e a mais importante e por muitas vezes a menos valorizada por quem o implementa!

Mas sem um bom planejamento de todas as estratégias que serão implementadas o caminho na execução é muito mais árduo e o sucesso muito mais distante.

Outro ponto importante bem destacado é a disciplina na execução apesar de uns deslizes terem ocorrido no filme o que fez com que os planos fossem por água abaixo!

Vou falar um pouco mais na próxima parte do artigo.

O inesperado e como se adaptar

Apesar da grande preparação da Família e todo o planejamento eles acabam cometendo um grande deslize que culmina na tragédia do final.

Durante um fim de semana que a família se distancia em uma viagem, eles resolvem ir para a casa e viver como moradores!

Utilizando todos os benefícios que a mesma apresentava, inclusive as bebidas..

Acabaram sendo surpreendidos por uma situação inusitada, a antiga governanta da casa toca o interfone, querendo pegar uns materiais que havia esquecido.

Após muita insistência eles a permitem entrar e para a surpresa de todos o seu marido morava embaixo da casa em um abrigo nuclear que ninguém conhecia.

No meio desta situação totalmente adversa a antiga governanta acaba vendo que todos os empregados são da mesma família!

E promete contar a dona da casa sobre o golpe..

Para complicar um pouco mais a dona da casa liga dizendo que estavam voltando e haviam desistido do passeio.

Está é uma das situações mais angustiantes do filme e apesar de tudo acontecer ao mesmo tempo eles conseguem se adequar, não da melhor forma, mas da melhor possível.

É uma situação extremamente complicada e que culmina no início do fim da família que estava indo bem em seus planos mas resolveu desviar passando um fim de semana na casa dos patrões.

Por não seguir o próprio plano acabam passando por uma situação inesperada com a antiga governanta e apesar de terem conseguido resolver geram uma situação grave, a morte da antiga governanta.

Apesar de terem se adequado à adversidade da situação, está só foi gerada por um desvio gerado por eles, ao quererem aproveitar a vida de ricos e não se sustentarem com o plano junto aos patrões.

No dia a dia de uma empresa o que mais temos são tentações para desviarmos dos planos e adversidades que podem gerar grandes impactos no negócio.

Não se esqueça que antes de mudar o plano e possibilitar alterações na trajetória, é necessário avaliar bem os riscos e benefícios que isto incorre e avaliar se realmente vale o risco.

Esta não avaliação pode gerar resultados indesejados que podem colocar tudo por água abaixo!

Portanto é necessário reagir de forma rápida a essas situações adversas e lutar para superá-las, mas elas podem deixar marcas irreversíveis e gerar mudanças profundas em tudo que está sendo feito.

Então esteja preparado para se adaptar à imprevistos mas avalie muito bem antes de qualquer mudança nos planos que já foram feitos, analisar o custo benefício de tudo é imprescindível.

As maiores lições no filme

Bem, não vou estragar o final do filme ele é realmente muito bom para estragar.

No meu ponto de vista a maior lição do filme Parasita que pode ser aplicado ao empreendedorismo é sobre o planejamento e execução.

O planejamento detalhado e dedicado e a execução bem orquestrada de acordo com o planejamento..

Com todas as peças do jogo seguindo os seus papéis como definido anteriormente.

Isso realmente é bonito de ser ver no filme e dentro de uma empresa é um grande fator de sucesso para o negócio.

Se ainda não viu o filme eu recomendo muito que assista.

E peço que depois que assistir ou se já assistiu, deixe aqui nos comentários a sua opinião a respeito, o que achou do filme!

Se concorda com o meu ponto de vista a respeito e ainda se tem outros pontos que acredita que seriam importantes de se incluir no artigo.

Espero que tenha gostado, até a próxima.

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.