fbpx
Retomada

Retomada Dicas para preparar o seu negócio

Se prepare para a retomada do seu negócio!

O Brasil e o mundo viveu a maior crise de saúde desde a gripe espanhola e essa crise gerou e vem gerando um impacto negativo enorme na economia.. Em especial nas micro e pequenas empresa.

Agora o cenário começa a mudar  e muitas cidades estão reabrindo os comércios implementando protocolos de saúde e segurança.

Para as empresas que sobreviveram à crise agora vem uma nova dúvida, como será essa retomada, neste artigo tentamos trazer algumas informações para te ajudar neste momento.

É hora de começar de novo, como fazer esta retomada? 

Bem a melhor forma para iniciar essa retomada é fazer um planejamento, mesmo que seja um planejamento simples para organizar melhor o que deverá ser feito neste momento.

Um planejamento bem simples pode ser feito baseado nas prioridades analisadas no seu negócio para essa retomada.

Por exemplo, em uma análise você identifica que o estoque da sua empresa está muito baixo de acordo com os seus prazos de entrega.. Que o seu material de divulgação não poderá ser usado neste momento e que precisar definir uma nova negociação com os fornecedores.

A partir destes dados você define quais são mais prioritárias, analise quais as ações devem ser tomadas a fim de resolver cada um desses desafios!

Organizando essa atividades em um plano de ação, pode utilizar a estrutura do 5W2H que explicamos melhor neste artigo aqui.

É importante também para essa retomada que alguns objetivos de sobrevivência sejam definidos!

Como por exemplo, metas de vendas diárias, fluxo de clientes, giro de produtos do estoque e por aí vai.

Não adianta definir só o indicador, precisa também ter uma objetivo a ser alcançado, ou seja uma meta.

Com as metas definidas para os seus indicadores prioritários você define um norte que vai seguir neste momento e quais resultados são importante para a sobrevivência da empresa.

Em seguida é interessante você deixar essas metas em destaque para a equipe e para você, utilize nosso gráfico de Gestão a Vista que montamos para facilitar a sua vida, só acessar aqui para baixar.

Sempre de olho no financeiro

Em todos os momentos da empresa o financeiro deve sempre está no radar dos responsáveis, acompanhando de perto os dados mais importantes e a disponibilidade de caixa do negócio.

Neste momento em especial este deve ser um dos focos prioritários.

Observamos duas coisas a primeira é que vários negócios estão realizando essa retomada com baixa flexibilidade de capital de giro devido ao momento da quarentena. Isso deixa uma pressão maior na gestão deste caixa para dar continuidade no negócio.

Segundo ponto é que na retomada a necessidade de venda vai ser maior, porém temos observado que a retomada não acontece com o mesmo ritmo de venda anterior..

Até por causa das medidas adotadas para a retomada.

Sendo assim, é importante manter um controle do caixa para garantir que o financeiro da empresa consiga dar suporte a operação até o equilíbrio.

Não tire o seu financeiro do radar!

Como vender na Retomada pós Quarentena

Esse ponto com certeza é uma das suas maiores preocupações e provavelmente uma grande insegurança.

Nesta retomada pós quarentena temos vários detalhes que podem influenciar nas vendas da sua empresa.. Desde os protocolos de retomada, como também o próprio comportamento do cliente neste momento.

Aqui em Belo Horizonte o comércio retornou na segunda dia 25/05 em sua grande parte sendo que após alguns dias retomaram o fechamento do comércio retomando de forma parcial no dia 06/08.

Antes desta retomada a visão que se teria é que após a retomada o fluxo de pessoas na rua seria grande, essa era até uma preocupação. Mas que até agora não tem se mostrado real!

Mostrando que a população ainda tem receio de sair as ruas como antes.

Isso pode sinalizar que suas estratégias de vendas, caso você tenha um comércio de porta para rua ou dependa desse fluxo de pessoas para vender, devem ser repensadas pelo menos de imediato após a retomada.

Muito se fala sobre o novo normal, mas na minha visão uma grande parcela do povo, em especial as classes C, D e E não viverão um “novo normal” com muitas alterações, a não ser o álcool em Gel e o uso de máscara.

Agora importante salientar, cada região pode apresentar comportamentos diferentes e recomendo que você como empresário deixe afiado o seu senso de observação.

A fim de perceber como o seu público alvo está se comportando neste momento de retomada..

Uma dica que posso passar para você é, fortaleça a sua atuação nas redes sociais, WhatsApp e Telegram. Nas redes, neste momento em especial no Instagram que tem gerado bons resultados.

Crie uma conta comercial e busque como criar anúncios para o público da sua região, assim você consegue alcançar um público com boa possibilidade de compra. 

Para retomada devo comprar novos produtos ou usar o meu estoque?

O primeiro passo para tomar essa decisão é entender a real situação do seu estoque.

Meus produtos estão qualificados para serem entregues ao consumidor final?

Qual a disponibilidade de espaço disponível no meu estoque atualmente?

Questionar e analisar esses e demais pontos é primordial para que você tome a decisão mais direta. Pois um único caminho não vai resolver para todos.

Se o estoque do seu negócio está lotado de produtos por causa da parada do comércio a melhor opção para retomada é fazer um filtro de qualidade. Caso os produtos estejam aptos para venda já podemos passar para o próximo passo.

Uma das opções para diminuir o estoque rapidamente é realizar descontos e ofertas, ou seja, diminuir sua margem de lucro.

Caso essa estratégia não vingue e seu negócio sinta a necessidade de renovação no estoque será necessário usar a criatividade.

Uma opção é doar os produtos que não estão sendo vendidos e fazer uma ação de marketing para conseguir mais doadores e movimentar a comunidade a sua volta. Gerando um reconhecimento e uma divulgação orgânica do seu negócio.

Outra estratégia é tentar a venda online destes produtos caso seja possível, direcionando anúncios para sua região para que a logística não fique comprometida.

Caso seu estoque esteja com capacidade disponível, a melhor opção é mesclar esses produtos em suas prateleiras ou em sua loja virtual. Usando os descontos e ofertas nos produtos que estavam parados, com intuito de chamar a atenção do seu público.

Criar pacotes de produtos, onde a compra inicial é baixa mas é oferecido um outro produto que complementa o primeiro item..

É uma ótima estratégia, pois gera valor agregado para seu cliente e uma margem de lucro um pouco maior, do que a venda de um único produto que está em promoção.

Tenha em mente que a retomada não será no ritmo antigo de vendas, será um processo gradual, por isso planeje muito bem sua estratégia e dê tempo para que ela possa mostrar resultados, seja ele, negativo ou positivo. 

Não fique pulando de estratégia todo dia ou semana!

Como continuar tocando o meu negócio e quais as possibilidades no futuro

Mais do que nunca, agora o empreendedor brasileiro vai precisar do seu jogo de cintura, aliando novas estratégias do meio digital com o dia a dia do seu negócio físico.

É momento de planejar e ser criativo, mas também de colocar em prática as ideias.

Um ponto crucial e que deve ser repetido sem limite é cumprir os protocolos de saúde, caso você tenha um negócio físico!

A última coisa que um empreendedor precisa neste momento é receber multas, por não cumprir os protocolos de saúde para a retomada.

Enfim, é primordial um planejamento, criatividade, utilização das mídias digitais e análise constante do financeiro no seu negócio.

Assim será possível retomar com grandes chances de manter seu negócio aberto.

E digo mais, se colocar em prática essas dicas adaptando para seu modelo de negócio você sairá na frente de 90% dos seus concorrentes!

Gostou desse artigo? Então, compartilhe com outros empreendedores.

Visite nosso canal do Youtube e tenha conteúdos como esse, em vídeo! – Meu Gestor

Abraço.

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.