fbpx

Os maiores desafios para as empresas em 2020

Powered by Rock Convert

Neste artigo vamos falar sobre os maiores desafios para as empresas em 2020, além de como se preparar melhor para tudo que vem por aí. Estamos começando mais um ano e início de ano sempre é um momento de muitas expectativas para os empresários, em especial os pequenos empresários.

Previsão para o cenário econômico 2020

Com o fechamento do ano de 2019 com resultados econômicos positivos (IBOVESPA com recorde histórico e taxa SELIC menor que o previsto) e acima da expectativa do mercado começamos 2020 com expectativas positivas.

Enquanto vários países no mundo caminham para uma crise mais acentuada o Brasil se mostra como uma possível ilha de prosperidade em meio a todos esses acontecimentos negativos no mundo.

Você deve estar pensando agora…

E o que isso significa? 

Essa situação de ilha de prosperidade levanta uma possibilidade para o nosso país, a de termos um fluxo de capital internacional para investimentos aqui no Brasil.

Com uma política que demonstra segurança para o investidor internacional e com uma previsão econômica de crescimento e prosperidade..

Em meio a um mundo onde crises e retração econômica vão predominar, o Brasil se mostra a melhor possibilidade para esse capital.

E com a nossa taxa de juros baixa (SELIC) os melhores cenários serão, investir em Capital de Risco, o famoso Venture Capital, que tem como foco, na maioria das vezes, investimento em startups e tecnologia.

Investimento em empresas que têm possibilidade de crescimento em meio ao cenário de crescimento econômico ou investir em leilões e obras públicas, uma das estratégia que o governo já está seguindo, além de algumas outras opções mais pulverizadas.

Qualquer dessas opções serão benéficas para a economia como um todo pois além de injetar um capital para investimento em negócios e empresas, vão gerar o desenvolvimento desses negócio!

A geração de emprego e a aceleração da economia de uma forma sustentável, não subsidiada pelo governo.

Existe uma previsão para um crescimento mais vertiginoso do setor de construção civil e toda a sua cadeia!

Esse crescimento já está sendo observado desde 2019 e para 2020 a previsão é que isso se intensifique.

Esse crescimento está sendo impulsionado em especial pela redução da taxa de juros e a facilidade de acesso a crédito no mercado.

E o que esperar para a minha empresa?

Com a confirmação desse cenário positivo toda a geração de renda e consumo vai melhorar no país.

Para exemplificar a dinâmica, quer dizer que se, por exemplo, você tem um varejo de bairro ou uma loja maior, as suas vendas vão crescer pois teremos mais dinheiro na mão de mais consumidores.

Você varejista que começa a faturar mais consegue contratar mais funcionários e também soluções para te ajudar a crescer mais a loja e ampliar a lucratividade.

Com isso as empresas que prestam esse tipo de serviço aumentam as suas vendas e a cadeia se estende por toda economia.

Então, de forma geral, o que você pode esperar é um aumento de suas vendas e também uma maior disponibilidade de capital no mercado, bancos e financeiras e ainda com um capital mais barato.

Então quais os desafios para as empresas em 2020 para aproveitar esse momento positivo da economia.

 

Os maiores desafios para as empresa em 2020 – Como aproveitar o momento positivo

Uma coisa é certa, apesar do momento positivo esperado para o Brasil, nem todo mundo vai ganhar.

Sempre, independente do momento, existem os que ganham e os que perdem ou os que ganham muito e os que ganham pouco, acredito que a sua intenção como empresário seja ficar entre os que ganham mais, estou certo?

Se sim você tem alguns desafios pela frente.

Não quer dizer que só porque tem mais dinheiro no mercado as pessoas vão comprar o seu produto ou o seu serviço no lugar do seu concorrente.

Hoje em dia os consumidores tem acesso muito maior a possíveis fornecedores.

São bombardeados a todo momento por publicidade e promoções e ainda pesquisam muito antes de tomar a decisão para comprar um produto.

Assim você precisa chamar a atenção do seu cliente do jeito certo e na hora certa e ainda está preparado para recebê-lo e oferecer o produto ou serviço ideal para ele.

Então você tem alguns desafios em Marketing, Vendas, Processos e Estoque falando de forma mais ampla, pois no detalhe existem alguns outros desafios.

É importante ter atenção em todas essas áreas da sua empresa para tirar proveito do momento em seu máximo e superar a concorrência desenvolvendo a sua empresa e crescendo o negócio.

Esses pontos são imprescindíveis para se alcançar esse resultado.

Vamos entrar no detalhe em cada um desses pontos com o objetivo de explorar mais a fundo os desafios específicos e como superá-los.

Já aproveitando vamos falar sobre as metas, não adianta definir um plano e um caminho se não sabemos onde queremos chegar, esse onde queremos chegar são as suas metas.

Então vamos definir essas metas.

 

Os maiores desafios para as empresas em 2020 – Definição de Metas

Para começar a alcançar resultados mais expressivos na sua empresa..

E realmente aproveitar as possibilidades que 2020 está trazendo, saindo desse ano muito melhor do que a empresa entrou, temos um primeiro passo importante, quer dizer imprescindível!

A definição das metas, ou seja a definição de onde você quer chegar, quais são os seus principais objetivos para esse ano.

E porque isso seria importante para sua empresa?

Porque quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho e qualquer resultado serve.

Como disse o pensador Sêneca:

Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir”

Caso não esteja com os seus objetivos claros não conseguirá definir ações efetivas, afinal as ações devem ser definidas com o objetivo de alcance de um resultado sem um resultado para alcançar não adianta definir ações.

Além disso ter metas bem estruturadas garante que você enxergue o crescimento ou não do seu negócio e do seu time, além de definir para o seu time objetivos claros que devem ser alcançados, dando um norte para os mesmos.

Sem metas para alcançar o seu time se sente perdido e suas cobranças são infundadas, baseadas apenas em sentimentos, achismo ou posicionamento pessoal.

Com as metas bem definidas e estruturadas fica claro onde você quer chegar com a empresa para você e seu time e aí você pode iniciar a definição de ações e estratégias para alcance das mesmas.

Se tiver dúvidas em como definir metas que são alcançáveis e que também não sejam “frouxas”, acesse este artigo aqui, ele pode te ajudar com isso.

Agora que você tem as metas definidas está na hora de começar a atacar pontos importante que podem lhe impedir de alcançá-las.

 

Como atrair mais clientes

Atrair o cliente ideal, comunicando da forma correta para esse cliente e ainda atraindo um volume de acordo com o necessário para as vendas é imprescindível para alcançar resultados positivos.

Para isso é importante que sejam feitas algumas análises sobre o seu público alvo e seu comportamento, para assim entender qual a comunicação ideal para esse público.

Após essas análises estruturadas é importante que sejam feitas ações/estratégias com o foco no alcance dos resultados esperados, em breve vamos falar um pouco sobre as metas.

Essas ações devem ter um foco prático no alcance do resultado além de um prazo exequível mas que seja dentro do prazo necessário para alcançar as metas planejadas.

Aqui neste artigo damos algumas dicas de ações de marketing digital que podem ser tomadas, dá uma olhada nele também.

Nessa hora é importante que se tenha um apoio de preferência com um profissional especialista na área, para assim estruturar ações que realmente vão gerar resultados para a sua empresa.

Se tiver problemas com isso acesse aqui e veja como podemos te ajudar!

 

Atrair clientes não é o bastante, é preciso vender para eles

Só atrair clientes para sua empresa não é o bastante, converter esses clientes em vendas reais é também um grande desafio.

A fim de melhorar esse resultado você precisa ter um processo de vendas bem estruturado com rotinas e padrões bem definidos!

Além de um time bem treinado em todo os processos e padrões.

Esse processo é importante, pois consegue de forma clara e concisa como o seu time de vendas deve realizar as abordagens com os clientes!

Oferecer os produtos, fechar uma venda, entre outros.

Essa estrutura garante que todo seu time trabalhe no seu processo de venda de forma homogênea sem grandes variações!

Fazendo assim com que as surpresas nos resultados das suas vendas aconteçam com uma frequência muito menor.  

Para aproveitar as oportunidades que esse novo ano pode oferecer para o seu negócio você precisa ter uma boa taxa de conversão de vendas dos clientes que chegam até a sua empresa!

Caso contrário todo o valor investido no Market no negócio será em vão e você jogará esse dinheiro fora.

Uma coisa precisa ficar clara..

Que empresa ou pessoas ficou responsável em gerar vendas, o objetivo principal de uma campanha de marketing ou de ações de marketing gerar resultados diretos do seu negócio!

Se isso não acontece é necessário entender se o processo de vendas, se está bem estruturado e se seu time está bem treinado nesse processo.

Se você ainda não tem esse processo estruturado e esses padrões de vendas definidos é importante que você faça o mais rápido possível na sua empresa!

Em especial neste momento onde você está se preparando para entrar um ano que pode oferecer várias oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Existem várias formas de se definir um processo efetivo de vendas mas de forma geral eles devem ser baseados nas suas experiências junto aos seus clientes!

Validando a melhor forma de realizar uma venda desde a abordagem até a conversão dessa venda.

 A grande questão é que todo esse processo deve estar documentado com toda a estrutura de processo que deve ser seguida.

Powered by Rock Convert

E os padrões que devem ser realizados em cada fase desse processo, isso não quer dizer que o seu vendedor precisa ser um robozinho repetindo exatamente tudo!

É guiar e dá o norte que aquele vendedor deve seguir cada vendedor tem a sua particularidade e ela deve ser mantida.

Para você que está desenvolvendo esse processo, é importante que essa individualidade do seu vendedor esteja em mente!

A fim de não desenvolver uma estrutura de rotinas e padrões que ingerem o processo.

Além de todas estrutura de rotinas você precisa também controlar os resultados da sua venda quer dizer que você precisa ter ali os indicadores e metas bem definidos para cada pessoa do seu time!

A fim de deixar claro para esse time quais objetivos devem ser alcançados por eles, e também te dar toda a informação necessária para cobrança dos resultados!

Além de dar reconhecimento aos vendedores de sucesso!

Caso tenha dúvidas você pode pesquisar um pouco mais a fundo sobre processos de venda tanto em outros artigos do nosso blog como no Google!

Com o objetivo de identificar boas práticas e ferramentas que podem ser inseridas no desenvolvimento do seu processo.

Agora que o processo está definido ou que você já e começou a definir esse processo é importante ter em mente que não existe uma venda sem o seu produto!

O que quer dizer isso, que você precisa ter o produto que o seu cliente quer comprar na hora que ele quer comprar..

Se liga no próximo tópico.

Sem produto não dá para vender

Se vendemos produtos, precisamos ter esses produtos disponíveis e não pode ser qualquer produto, é necessário ter em seu estoque produtos que são de interesse dos seus clientes!

Afinal quem dita o que é bom ou é ruim para estar na sua loja além lógico do seu feeling e conhecimento de mercado é o cliente que vai comprar de você aquele produto.

Para uma empresa que trabalha com venda de produtos perecíveis ou não, essa gestão e controle de estoque é super importante!

Com a realização de novas compras à medida que o estoque está ficando mais baixo ou até mesmo realização de compras de novos produtos que ainda não fazem parte do seu catálogo..

É super importante.

Um bom controle de estoque garante que você tenha os produtos necessários dentro do seu estoque não tendo nenhum estoque pequeno demais e nem um estoque grande demais. 

O grande problema de se ter um estoque muito grande, é que você fica com dinheiro de fluxo de caixa da empresa parado no estoque.

O ideal é que você tenha um estoque com um bom giro, onde de acordo com o seu modelo de negócio os produtos fiquem pouco tempo parados em estoque .

Quando falamos de produtos de moda, estoque é ainda mais importante pois quando mudamos de estação as coleções se alteram!

Fazendo com que uma compra mal feita possa significar produto fora da coleção parado em estoque..

E consequentemente vendas futuras com desconto afetando diretamente a sua margem.

Sendo assim um bom controle de estoque possibilita que sejam feitas boas compras!

Boas compras significam bons produtos dentro do seu estoque isso quer dizer produtos com bom giro e com atratividade para os seus clientes.

Para aproveitar bem as oportunidades que esse novo ano apresenta, é importante ter implementado no seu negócio bom controle de estoque com controle de entradas e saídas de produto.

Definição de estoque mínimo para cada produto, e de preferência realizar compras baseadas nesses números do seu controle de estoque.

Com esse controle de estoque bem estruturado você terá o produto que seu cliente quer fazendo com que o seu processo de marketing traga os seus clientes para a loja!

Fazendo seu processo de venda bem estruturado, você consegue vender o produto que o seu cliente quer comprar.

Agora se você pensa que acabou por aí ainda, você está enganado, ainda existe um ponto super importante para conseguir resultados excelentes nesse 2020. 

Se quiser saber mais e mais a fundo a respeito de controle de estoque dá uma olhada neste artigo aqui que nós possamos no blog.

Este ponto é a definição de preço!

Sem um preço bem definido, você não terá um preço competitivo ou você terá a margem desejada para o seu negócio..

Vamos falar um pouco sobre precificação no próximo tópico.

Um preço mal definido pode significar a ruína do seu negócio

É para não sucumbir aos desafios em 2020 para sua empresa é muito importante ter preços bem definidos.

A metodologia de precificação na sua empresa é imprescindível para garantir que você tenha preços competitivos e com boa margem.

Preços mal definidos fazem que você em cada venda que realize dentro da sua empresa tenha prejuízo!

Isso quer dizer que você pode estar pagando para o seu cliente levar o seu produto ao invés de recebendo por ele.

Sendo assim precificação é a metodologia que te permite definir os preços dos seus produtos.

Deixa artigo não entrarei tão a fundo a respeito dessa precificação,a intenção aqui é chamar atenção a respeito desse ponto importante para o seu negócio.

Vou destacar apenas uma forma de precificação que é uma forma mais comum.

Mas que pode ser eficiente dependendo do seu modelo que é precificação baseada na sua concorrência.

Essa metodologia de precificação nem sempre é a melhor pois, pode definir um preço que deixe uma margem negativa para o seu negócio!

Afinal você pode não ter a mesma força de negociação com seus fornecedores que o seu concorrente possui.

Mas em linhas Gerais o objetivo de uma precificação baseada na concorrência é equalizar os seus preços!

E claro, entender se você está cobrando próximo da sua concorrência, isso te ajuda a equalizar os preços dos seus produtos..

Além de entender se você está com preços competitivos no mercado.

Existem ainda as metodologias de markup são margens de contribuição..

Mas não vamos entrar nessas metodologias neste artigo!

Ao invés disso vou colocar aqui um artigo muito bacana que entra de forma detalhada nesse assunto de precificação.

Agora se você se preparou criou todas as estratégias e estruturas que citamos agora nesse artigo mas o cenário positivo não se concretizou o que fazer?

Me acompanha no próximo tópico que vou falar a respeito.

E se não se concretizar o cenário positivo?

Bem, tudo planejado, tudo estruturado mas o cenário não se concretizou da forma esperada para o ano de 2020..

E os desafios que pensávamos ter na empresa nesse ano se tornaram outros desafios, o que fazer?

De forma geral um ano é um ano como qualquer ou pode ser um ano onde os negócios tomam uma velocidade positiva pelo movimento do mercado como falei no início do artigo!

Agora se você está lendo esse artigo e já está vendo que o cenário positivo não se concretizou não adianta sentar no chão e chorar.

Todas as estruturas citadas em artigos são estruturas necessárias para o sucesso do seu negócio e devem estar implementadas na sua empresa Independente de um cenário positivo ou não.

Na verdade em cenários negativos elas são até mais importantes para prosperidade ou manutenção da sua empresa.

Sendo assim se você ainda não tem essas estruturas, processos, controles e rotinas implementadas nos seus negócios não perca mais tempo!

Aproveite para implementá-las independente da situação do mercado.

Afinal o sucesso do seu negócio está na sua mão e não na mão do mercado, em situações de crise ou de marasmo muitas empresas prosperam e muitas delas quebram.

Você precisa definir em qual das duas você quer estar!

Se você precisa do seu negócio e acredita nele não perca tempo e já comece a partir de agora implementar todas essas estruturas.

Enfim, não deixe o mercado ditar as regras dentro da sua empresa e sim prepare a sua empresa para sobreviver e prosperar independente do mercado.

Ah, não quero fazer nada disso, e daí??

Hummm, aí é por sua conta e risco.

Em nossa vivência com empresas já vimos várias que faliram quando o mercado estava em alta!

Pois não souberam se preparar para surfar na onda mas seus competidores se prepararam, e eles caíram da prancha.

É importante lembrar que mesmo em momento positivos onde se tem muita procura sempre teremos as empresas que vão ganhar mais e as que vão ganhar menos.

Nunca todos vão ganhar, o mercado não funciona assim!

Se você não se preparar muito bem pode ser destruído pelo seu concorrente, pelo seu descontrole interno, entre outros fatores.

Então, para vencer de verdade tem que jogar uma partida excepcional e com o seu time todo junto jogando o mesmo jogo com a estratégia 100% alinhada.

Portanto, não se esqueça que sempre alguém vai ganhar e alguém vai perder, não quer dizer que você deve trabalhar para acabar com a sua concorrência!

Mas tenha em mente o cliente que você não vende, que não coloca o dinheiro na sua empresa!

Se ele continuar a procura do produto ou serviço que ele deseja é na mão do seu concorrente que o dinheiro dele vai parar.

Se você tiver dificuldades ou desafios na implementação dessas estruturas, converse com um dos nossos consultores, conheça mais a fundo sobre o Meu Gestor!

Enfim, saiba como nossa solução pode te ajudar a surfar na onda de 2020 e superar todos os desafios para a sua empresa.

Comentários
Powered by Rock Convert

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



Suas informações estão seguras.