fbpx
reconhecimento e elogio

Diferença entre elogio e reconhecimento

Você sabe qual é a diferença entre elogio e reconhecimento?

Essa pergunta pode ter te deixado meio pensativo ou até desconfortável por não ter certeza da resposta. Se quiser saber qual a diferença entre elogio e reconhecimento e como essa diferença pode impactar na sua vida, na das pessoas ao seu redor e no seu negócio, então vem comigo.

 

Minha história por trás dessa descoberta

Bem, acho que para começar, o melhor é dizer como cheguei neste questionamento, então senta que lá vem a história (tempos de Tv Cultura, só para galera acima de 33).

Um belo dia, como qualquer outro, eu e a Leila, minha esposa, estávamos conversando sobre coisas aleatórias, quando ela me surpreende com a seguinte afirmação:

“Você não reconhece as coisas que eu faço!”

Com essa afirmação eu, “WHAT?”, já logo me incomodei e afirmei que reconhecia sim o que ela fazia, e já levei essa aqui:

“Você não reconhece; você elogia, isso é diferente.”

Logo após, bateu como uma pedra no meu estômago. Não por não concordar, mas por não saber se eu elogiava ou a reconhecia. Fiquei extremamente incomodado com essa situação e fui agir, já que ela, de bate e pronto, já me disse que não ia me falar mais nada, que se eu quisesse saber mais que me virasse.

Como realmente me senti afetado por não saber a diferença entre os dois fui no melhor lugar para descobrir, Google.

E aí veio a descoberta que me trouxe até aqui.

 

Qual a diferença entre elogio e reconhecimento?

Portanto vamos ao que você está buscando neste texto, a diferença entre elogio e reconhecimento.

Elogio é uma observação favorável sobre determinada coisa, pessoa – informações percebidas, mas de forma genérica.

Sem dúvidas o reconhecimento é mais profundo, é captar os detalhes, o que de fato alguém produziu, que fez a diferença, verificar e pontuar esses detalhes de forma assertiva.

Uma maneira de reconhecer algo de uma pessoa é dizer o que aquilo que ela fez realmente significou para você e para os afetados pela ação.

No dicionário já dá para sentir a enorme diferença:

 

“Significado de Elogio

s.m. Discurso em louvor de alguém: elogio acadêmico.

Louvor: fazer elogios a alguém.

 

Significado de Reconhecimento

s.m. Ato ou efeito de reconhecer: reconhecimento de um direito.

Lembrança de um benefício, gratidão por ele: testemunhar reconhecimento.

Declaração, confissão: reconhecimento de uma falta…”

 

Resumindo, o elogio é superficial, raso e genérico. O reconhecimento é real, profundo, detalhado e direcionado aos benefícios percebidos pela ação.

Agora, qual o grande impacto que essa diferença pode causar no nosso dia a dia?

 

Os impactos práticos dessa diferença na sua vida

Quando perguntadas, as pessoas afirmam que preferem receber reconhecimento do que elogios, e é provável que você também pense assim. Depois que descobri a diferença, concordei com elas.

Além disso, o reconhecimento transmite de forma real o que a ação significou e busca transmitir um sentimento positivo neste tipo de ação.

Na sua vida de casado, como a Leila mesmo me cobrou. O reconhecimento pelas atitudes do cônjuge geram um sentimento real de satisfação pela entrega feita para o outro.

E mostram que você entende os esforços! E que esses são importantes para você, fortalecendo essas ações e, é lógico, o casório.

Na sua vida como pai ou mãe, reconhecer, ao invés de simplesmente elogiar, mostra para seus filhos que o que eles se esforçam para fazer gera resultados que realmente são importantes para você, que o esforço é realmente importante para você.

Como os elogios são vagos, eles por muitas vezes não passam de um “Nossa, que lindo!” ou “Ótimo trabalho! Continue assim.” Muitas vezes, independente do que a criança tenha feito. Isso na verdade pode gerar crianças inseguras, que acreditam precisar de aprovação constante sobre suas ações, que não acreditam no seu trabalho e no seu esforço e que precisam da aprovação do outro a todo momento.

Quando reconhecemos de forma verdadeira o benefício gerado pela ação, a criança aprende que as ações dela são importantes e que fazem uma diferença real para você.

De forma prática, quando sua filha ou filho chegar e disser que colocou a roupa sozinha(o), ao invés de dizer “muito bem! Você está linda(o)”! Um reconhecimento seria algo como : “Que ótimo que se esforçou para se vestir, essa ajuda é muito importante para mim, você se arrumou muito bem”.

E no trabalho, como seria?

No trabalho acredito que consiga grandes resultados virando essa chave. Ao invés de fazer comentários rasos sobre os resultados do seu time, reconheça de verdade o que cada um está entregando e os resultados que eles têm alcançado, reconhecendo de maneira real cada ponto positivo das entregas realizadas e de forma individual. Afinal cada um se esforça de uma forma diferente e faz uma entrega diferente.

Além disso reconheça quem realmente mereça reconhecimento, isso faz com que as outras pessoas do time também queiram o mesmo tipo de reconhecimento e se esforcem mais para isso.

 

Para começar a mudança

O que tenho feito é exercitar e me forçar a mudar os elogios que usava para reconhecimentos reais com as pessoas ao meu redor.

Confesso que não é fácil, mas acredito que essa é a melhor forma de começar. Entenda bem a diferença na prática e, quando for  fazer um elogio, entenda como poderia transformar esse elogio em um reconhecimento e coloque em prática.

No meu caso já tem gerado resultados positivos na minha vida profissional e pessoal e me faz pensar melhor como estou comunicando para o outro sobre o que ele faz e sobre o que penso sobre essas ações.

Para fechar, queria agradecer à minha esposa, que colocou toda essa inquietude na minha cuca! E me fez aprender mais essa, e que está sendo tão válido para mim. Te amo, Leila!

No mais, bora por em prática e trocar o #gratidão por #reconhecimento.

Aproveita e deixa nos comentários as ações que pretende tomar! E se a dúvida causada pela diferença entre elogio e reconhecimento foi esclarecida. 

Até a próxima! 😉

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.