fbpx
Equipe de alta performance

Equipe de alta performance? 7 dicas para construir uma!

quarentenaPowered by Rock Convert

Se tratando de equipe de alta performance utilizamos aqui no Meu Gestor o bordão “uma empresa é do tamanho dos seus colaboradores”. Nosso objetivo com ele é deixar claro que SEM uma equipe de alta performance a empresa não consegue ótimos resultados.

Neste artigo te mostramos 7 dicas que vão fazer com que a sua equipe seja uma equipe de alta performance. Com isso, esperamos que você consiga ótimos resultados para o seu negócio.

 

1 – Liderança para uma equipe de alta performance

É comum falar sobre liderança nas rodas de discussão sobre alta performance. Mas o que temos observado é que pouca coisa prática é dita a respeito.

A liderança, além de passar por aspectos motivacionais para manter a energia do time no alto, passa também pelo alinhamento, exemplo, transparência e cobrança.

Como são itens que fazem parte da liderança e são imprescindíveis para uma equipe de alta performance, vamos tratar cada um de forma isolada no texto.

Em linhas gerais, o líder – além de ser inspirador e dar o exemplo – precisa ser claro a respeito do que se deve ser feito, como deve ser feito e cobrar por esse resultado de forma igualitária.

 

2 – Alinhamento 

Uma equipe deve estar sempre alinhada com o seu líder e com os objetivos da sua empresa. É imprescindível que o time entenda para onde a empresa esta indo e o papel de cada um em tudo isso.

Isso deixa claro para os colaboradores o que ele deve entregar no dia a dia.

Caso você, como líder, não saiba claramente qual a entrega daquele colaborador ou daquele time, ou você precisa entender melhor o seu processo para entender o papel deles no todo.

Todo processo precisa ter uma entrega clara e essa entrega deve ter relação com o resultado da empresa.

Tendo alinhado com o seu time sobre suas entregas no dia a dia é importante que tenham alinhamentos constantes em caso de mudanças e transparência nas decisões, isso nos leva para nosso próximo item.

 

3 – Transparência e comunicação

Ser transparente com o seu time é imprescindível para que exista confiança.

Alinhando as entregas e expectativas você já dá um grande passo para isso. Além desse alinhamento é importante que você mantenha a transparência e a comunicação ativa na equipe.

As decisões não devem ser escondidas do time e o time não deve ser poupado de assuntos relacionados ao seu processo. É importante que essa via de comunicação esteja constantemente aberta.

Mantendo esse canal ativo constantemente, você evita falhas de comunicação e possíveis ressentimentos ou desentendimentos.

 

4 – Exemplo

Exemplo, essa é uma característica que é esquecida por muitas vezes dentro da empresa.

Gostamos de partir da seguinte premissa: se um resultado não é importante para você, porque seria para o seu colaborador?

Se chegar no horário não é importante para você, porque seria para o seu colaborador? Se montar ações e executá-las dentro do previsto não é importante para você porque seria para o seu colaborador? E assim vai!

Sendo assim, dê o exemplo a respeito do que você cobra do seu time, assim você terá muito mais respeito e admiração da equipe. Eles entenderão a importância do cumprimento das atividades e premissas, além do alcance das metas.

Agora se a meta não for alcançada, o que fazer? Cobrar, e é sobre isso que vamos tratar no item seguinte.

ideiaPowered by Rock Convert

 

5 – Cobrança

O time deve ser cobrado sobre o atingimento das suas metas e prazos! Mas não com brigas e ameaças e sim com discussões estruturadas sobre o não alcance do resultado.

Quais análises o responsável fez sobre o desvio, quais ações serão tomadas para reverter e como ele pode contribuir para que esse resultado aconteça.

Essa estrutura vai ter o suporte do método, mas deve ser uma prioridade na agenda do líder. Deve ficar claro para o time que isso não é uma desperdício de tempo. Essas análises e tratativas estão dentro da rotina e das funções dele e devem ser executadas.

Por falar em método vamos ao próximo item.

 

6 – Ter Método

Método é uma sequência de atividades que devem ser cumpridas a fim de se alcançar um resultado. São tarefas que devem ser cumpridas para que uma análise de qualidade seja feita e um resultado seja alcançado.

Aqui no Meu Gestor e nos nossos clientes utilizamos o PDCA. Esse método traz uma estrutura de análise para definição de ações robustas e o acompanhamento da execução das mesmas visando o alcance dos resultados.

É um método simples, mas que serve como base de análises de todos níveis de complexidade. Nesse artigo tratamos mais a fundo o método e entramos no detalhe de cada etapa de sua aplicação!

Com isso chegamos a nossa última dica que é imprescindível para manutenção e estabilização dos resultados.

 

7 – Rotina e Padrão

Rotinas são as atividades que você e o seu time devem executar com um certa frequência (diariamente, semanalmente ou mensalmente). Elas são referentes as entregas de gestão da sua empresa.

São rotinas: fechar o caixa todos os dias no fim do expediente, conferir o estoque no sistema de 2 em 2 dias, realizar reunião diária de resultado, entre outras.

Essas rotinas são importantes para o dia a dia do negócio e ajudam a estabilizar os resultados e a performance que vem sendo atingida na empresa.

Padrões são documentos que detalham como algumas atividades específicas do seu processo devem ser executadas.

Eles são definidos para a função operação e em geral para atividades que tem grande impacto no resultado da empresa. Ou ainda se repetem várias vezes e/ou tem grande nível de dificuldade e risco na sua execução.

Esses padrões são os famosos POP’s e tem grande importância na estabilidade dos resultados dos processos e na performance da sua equipe, entenda mais a fundo neste artigo aqui que escrevemos a respeito.

Agora é com você. Coloque essas dicas em prática e me diz se o desempenho do seu time chegou no esperado de uma equipe de alta performance. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que eu te ajudo.

Recomendo também ver se nossa solução pode te ajudar a alcançar o resultado que sua empresa precisa. 

Sucesso e até a próxima!

Comentários
Powered by Rock Convert

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



Suas informações estão seguras.