fbpx
vendas na internet

10 Dicas para vender mais na Internet

Vender na internet tem sido um assunto muito falado nos últimos anos, especialmente pela onda do e-commerce e info produtos aqui no Brasil.

Temos também uma onda atual que é forte: a do Marketplace. Uma forma que já é utilizada fora do Brasil a vários anos e chega com mais força por aqui nos últimos anos, que começa a ficar cada vez maior, como por exemplo do Mercado Livre e, por último, a vinda da Amazon com toda força para o país.

Além dessas ondas, tenho percebido o surgimento de vários E-commerces pequenos na internet. Acredito que isso seja uma reação normal aos marketplaces, pois esses cobram altas taxas para utilizar a estrutura deles. Assim, estamos embarcando em um momento que todo mundo quer o seu e-commerce, e a ascensão de algumas empresas que oferecem uma estrutura de base para essas lojas virtuais operarem.

Acontece que ter um e-commerce e vender em Marketplaces traz desafios, e algumas empresas que resolvem entrar nessa acabam não estando tão preparadas, e levam tombos feios nessa tentativa.
Lembro o exemplo de um cliente, que apesar do faturamento de quase R$ 1 milhão ao mês, tinha grandes dificuldades em ter um salário de R$ 5.000,00.
Preparei então 10 dicas para vender mais na internet e te ajudar com essa empreitada, então vamos juntos.

 

Definir objetivos e planejar para vender mais

Um negócio na internet precisa, antes de tudo, de objetivos. O quanto você quer faturar, quanto você quer lucrar, quantos clientes você quer ter por mês, entre outros.
Falando assim pode parecer um pouco complicado para se definir logo de cara, mas na verdade não é, pois meio que já está na sua cabeça, você só precisa estruturar melhor.
Com esses objetivos definidos você consegue ter claro o que você quer alcançar na empresa para o período. Essa estrutura deve ser formatada como metas. Se você tiver dúvida em como definir uma meta este artigo vai ajudar.

 

Ser verdadeiro e deixar as regras claras

É muito importante que se você tiver um e-commerce próprio, você deixe todas as regras de compras na sua loja bem claras. Prazo de entrega, pagamento, devolução, entre outras. É importante que todas estejam claras no seu site e que você cumpra essas regras para não perder a confiança dos seus clientes!
Essa dica vai te ajudar a vender mais na internet, pois oferece mais segurança e confiança para o seu cliente, que ainda é um problema para uma fatia do mercado.

 

Muito foco na entrega do seu produto ou solução

Quando você consegue conquistar um cliente e ele vai adquirir o seu produto ou solução, ela tem que ser exatamente como você a colocou para ele. Na verdade, o ideal é que ela seja melhor e surpreenda o seu cliente!
Então, entregar o produto é sempre, mas sempre, muito importante para você crescer o seu nome e o nome do seu e-commerce na internet de forma barata, quer dizer de graça, com o que chamamos de Member Get Member, ou a velha indicação.
Então sempre entregue mais, ou mais rápido, ou até mesmo os dois. Isso vai melhorar a sua reputação na rede aos poucos e o seus resultados também.

 

Controlar e gerenciar o seu financeiro

O controle financeiro é importante para toda empresa, independente se é online ou offline. Afinal, todas as empresas vendem e compram algo e precisam gerar lucro, a não ser se forem ONG’s.
Assim, existem fatores financeiros e econômicos na empresa que são super importantes para o sucesso dela e para um desenvolvimento saudável do negócio.
Fatores como contas a pagar, contas a receber, prazo de recebimento, prazo pagamento, disponibilidade de caixa, margem, entre outros, devem ser acompanhados de forma rotineira na empresa.
Esse controle e gerenciamento deve ser feito em qualquer negócio, e vai fazer você vender mais na internet pois um negócio que tem dinheiro para comprar novos produtos e investir no desenvolvimento da empresa é uma empresa que cresce!

 

Controlar e gerenciar o seu Estoque (se for o caso)

Se for trabalhar com produtos um dos principais pontos, assim como no comércio convencional, é o seu estoque.
Estoque costuma ser um ponto de deslize de empresários e gera muito prejuízo financeiro para o negócio, além de perdas de vendas e risco de falência. Para o e-commerce não é diferente. Um estoque mal gerenciado e controlado faz com que você tenha muitos produtos parados. E isso quer dizer muito dinheiro parado no estoque, o que faz que você tenha problemas de caixa e/ou perdas de vendas por falta dos produtos que o seu cliente quer comprar.

O estoque deve ter um controle apurado de entrada e saídas de produtos, isso vai fazer com que você comece a entender os números de rotatividade dos produtos, construa sua curva ABC e direcione as compras do seu negócio. Esse controle e gerenciamento faz com que você tenha muito mais produtos que o seu cliente quer comprar, fazendo com que consiga aumentar as suas vendas na internet.

 

Estar em vários canais

É importante que além de ter o seu e-commerce próprio, se essa for sua estratégia, que você no começo esteja em vários Marketplaces. Além de vender mais, vai levar o nome do seu e-commerce para novos clientes e ficar mais conhecido no seu setor. Quanto melhor for a sua entrega para esse cliente melhor será a impressão causada e a possibilidade de ele procurar sua empresa.

 

Ajuda pode ser bom

Fazer tudo sozinho pode ser uma grande complicação. Então, nos seus planos já inclua em alguns meses um profissional para te ajudar nas demandas mais operacionais no primeiro momento, e te deixar livre para crescer a empresa.

 

Ter um site simples e fácil e que seja seguro

O site será a sua loja, e assim como uma loja bagunçada e suja não agrada a ninguém, também acontece com o e-commerce. Tenha um site limpo e intuitivo, onde seja fácil localizar os produtos e navegar por ele.

Tenha estratégias de retenção do seu cliente para compra, mas não polua o seu site com propagandas e anúncios. Deixe o seu cliente ver o produto que ele quer, e guie ele a partir do clique no botão de compra. Facilitando prosseguir e dificultando a volta. Também garanta que o seu domínio seja HTTPS, pois o Google valoriza isso e te ranqueia melhor nas buscas.

 

Investir em marketing

Não tem mágicas em fluxo de clientes para o seu e-commerce. No início é interessante investir em links patrocinados (anúncios) no Google e nas redes sociais, não tem muita escapatória. Agora, o que você pode fazer é gastar de forma inteligente, fazendo pequenos anúncios e testando quais consegue mais resultado, para em seguida colocar mais energia naqueles que performarem melhor. Com isso você consegue vender mais na internet e diminuir o custo que cada cliente tem para você.

 

Controlar e gerenciar seus resultados

Por fim, como toda empresa, controlar e gerenciar os seus resultados é super importante. Um dos pontos imprescindíveis para o sucesso de um negócio é uma boa gestão e controle dos principais resultados da empresa. Então, independente do ramo da sua empresa, isso sempre é um ponto primordial.

Recomendo que além das metas definidas você tenha rotinas no mínimo semanais de acompanhamento dos resultados e indicadores definidos em comparação das metas. Dessa forma você vai conseguir tratar os desvios, caso se faça necessário.

Deixe suas dúvidas aqui nos comentários, será super legal poder te ajudar.

Gostaria de conhecer a solução do Meu Gestor? Basta clicar aqui!


Até a próxima.

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.