fbpx
processos produtivos

A importância do controle de processos produtivos

Os processos produtivos são extremamente importantes para qualquer negócio e, assim, devem ser controlados e analisados, permitindo que as empresas consigam alcançar o sucesso almejado. Apesar disso, nem todos os gestores atentam para a importância do controle de processos produtivos e perdem produtividade e dinheiro por não entender exatamente de que forma funciona a própria empresa.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura deste artigo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual a importância do controle de processos produtivos?

Podemos definir os processos produtivos como atividades de trabalho que recebem um input (entrada), passam por uma agregação de valor e geram um output (saída). Assim, os processos produtivos acontecem em vários níveis.

Pois eles vão desde questões organizacionais, passam pelas questões gerenciais (como decisões de preços, planejamento estratégico, definição de metas, entre outros), pela fabricação dos produtos ou pela prestação de serviços. Sem um bom controle em todas essas áreas, a empresa pode sofrer com:

  • baixa produtividade;
  • altos custos operacionais;
  • perda de qualidade nos produtos finais;
  • produção de itens com valor mais alto que o da concorrência;
  • dificuldades de comunicação, prejudicando o desempenho de várias equipes;
  • aumento do desperdício de matéria-prima, energia elétrica, água e tempo;
  • excesso de mercadoria em estoque;
  • problemas de logística;
  • dificuldades de crescimento;
  • entre outros.

Como melhorar o controle dos processos produtivos na minha empresa?

Use um fluxograma de processo

Com o fluxograma de processo, você consegue colocar em ordem todas as etapas necessárias para a realização de um processo, identificando as atividades envolvidas em todas as etapas, facilitando o conhecimento dos seus processos e também a identificação de possíveis falhas e desvios.

Portanto, essa ferramenta pode ajudar você a identificar os problemas e o que precisa ser mudado no seu negócio.

Trace um plano

A partir das informações colhidas, é hora de traçar um plano que pode ser específico para um setor ou envolver todo o planejamento técnico e tático da empresa. O importante é que esse plano esteja de acordo com os ideais do seu negócio, seja bastante objetivo e bem definido.

Defina um cronograma

Não se esqueça de colocar uma data final para que cada uma das novas metas ou mudanças sejam colocadas em ação.

Portanto, se você notou que existe um desperdício muito grande de matéria-prima no seu chão de fábrica e está implantando uma nova forma de produzir, por exemplo, vá fazendo as mudanças aos poucos e estipule uma data final para tudo estar funcionando como você planejou.

Treine seus funcionários

Sobretudo, não existe mudança sem treinamento. É primordial que os seus funcionários entendam os motivos que estão por trás dessas mudanças e saibam o que é esperado deles.

Portanto, se você vai implantar uma nova tecnologia, é fundamental que todos se sintam a vontade com ela e motivados para continuar contribuindo com o seu negócio. Para isso, vale a pena investir em um plano de carreira mais atraente, buscando reter seus melhores talentos.

Planeje os indicadores de desempenho

Afinal, como saber se os processos produtivos estão de acordo com o esperado? Os indicadores de desempenho são fundamentais e devem ser pensados antecipadamente, sempre em sintonia com as suas metas e objetivos. Eles vão direcionar as suas ações.

Invista na automação

Portanto a automação pode ser uma solução para quase todos os tipos de negócios!

Desde indústrias até empresas que vendem serviços. Com o auxílio da tecnologia é possível reduzir o tempo dos processos, melhorar a comunicação entre os setores, ter acesso a informações mais precisas sobre suas equipes, entre outros benefícios.

Terceirize tarefas auxiliares

Afinal, as tarefas que não estão totalmente relacionadas ao seu core business podem (e devem) ser terceirizadas!

Ajudando a reduzir os seus custos e trazendo resultados positivos à sua empresa.

Invista em uma consultoria

Enfim, nem sempre é fácil diagnosticar e implantar mudanças quando o assunto é o controle de processos produtivos. Nessas horas, uma consultoria externa pode ser a melhor opção!

Garantindo uma visão neutra sobre a sua empresa e também sobre os pontos que merecem atenção. Nesse texto, você consegue entender melhor como uma consultoria online pode te auxiliar, gerando melhoria nos resultados do seu negócio.

Então, ficou mais fácil entender a importância do controle de processos produtivos? Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais (estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram)!

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.