fbpx
Logística integrada

Logística integrada: o que é e quais são as suas vantagens?

O modelo tradicional da logística é conhecido pela sua atribuição de gerenciar o fluxo de abastecimento de matérias-primas e escoamento de mercadorias. Além da prestação de serviços, a atividade de armazenagem e a adoção de sistemas de gestão são essenciais para o sucesso da cadeia de suprimentos.

Muitos especialistas resumem a operação de transportes à capacidade de entregar os produtos certos, no local correto e no momento adequado.

A logística integrada, contudo, expande essa noção e não só incorpora a distribuição de materiais, mas é caracterizada pelo compartilhamento de informações e recursos financeiros para garantir que as mercadorias cheguem até o cliente conforme requisitado.

Está pensando em implantar essa metodologia na sua empresa? Então, o conteúdo deste artigo é para você. Acompanhe!

O que é a logística integrada?

Todos os componentes da logística integrada devem funcionar em perfeita sincronia, pois a sua função é atuar como uma ferramenta gerencial de todo o processo. Assim, é preciso que cada elo logístico relacione-se entre si com o intuito de prestar o melhor serviço aos clientes.

Comunicação é uma tarefa essencial cuja base é o compartilhamento de informações, que garante acessibilidade a todas as etapas da operação de transportes — tanto para a elaboração de relatórios para os gestores como para a consulta pelas áreas de produção, compras, vendas e marketing.

A integração também possibilita a coordenação de esforços para o atendimento das metas departamentais e, consequentemente, dos objetivos organizacionais.

Quais são as vantagens desse processo?

Atualmente, a área de transportes desempenha um papel estratégico na administração de uma empresa. Por esse motivo, é fundamental inserir metodologias capazes de aprimorar as atividades e melhorar os resultados.

A integração da logística é uma dessas alternativas e oferece:

Qual é a importância dos sistemas de informação?

Esse modelo de gerenciamento depende de sistemas de gestão capazes de registrar todas as tarefas, administrar as transações com fornecedores e clientes e permitir a extração de relatórios sobre o desempenho.

Desse modo, é explícita a relevância da tecnologia para possibilitar que esse diferencial estratégico seja utilizado em sua totalidade.

Quais são as categorias envolvidas?

Logística de abastecimento

Constitui a atividade que controla o transporte de insumos provenientes dos fornecedores para abastecer a produção, cuidando das etapas de recebimento, separação e armazenagem.

Logística de distribuição

Lida com o transporte de mercadorias entre a fábrica e os centros de distribuição para facilitar a entrega para os clientes. Sobretudo, aumenta o raio de entrega, cuida da separação e da expedição de pedidos e traça o roteiro de envio mais eficiente.

Logística de manufatura

É responsável pela movimentação de materiais dentro da linha de montagem. Essa atividade segue cada etapa de produção e realiza o controle de qualidade tanto dos componentes como do produto acabado.

Logística organizacional

É a categoria que realiza o controle por meio da utilização de sistemas de gestão. Suas atribuições são realizar o planejamento e executar e controlar o fluxo de materiais e produtos. Igualmente realizar o processo de aquisição de suprimentos para atender a demanda, buscando reduzir os custos.

Logística reversa

Certamente é um dos aspectos mais recentes dentro da operação logística e representa uma evolução importante para as empresas. Tem grande impacto em assuntos ambientais e na forma como as companhias se relacionam com a natureza.

Seu papel está associado:

  • à devolução de produtos e embalagens reaproveitáveis;
  • ao descarte de resíduos industriais;
  • ao retorno para reparo;
  • à reciclagem.

Afinal a logística integrada é um importante instrumento para obter fluxos de abastecimento e distribuição mais eficientes. Como resultado, a empresa se torna mais competitiva em seu mercado em relação à concorrência.

Aliás esse aspecto proporciona condições de alcançar os objetivos organizacionais por meio do posicionamento estratégico e do desenvolvimento de novas competências.

Você quer compartilhar a sua experiência com a metodologia de gestão integrada? Quer deixar a sua opinião ou sugestão de tópico? Você pode fazer tudo isso no campo de comentários abaixo! 😀

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.