fbpx
gestão de resultados

O que é gestão de conhecimento e como aplicá-la!

Com as mídias digitais, a facilidade de se adquirir conhecimento também traz a necessidade de um gerenciamento mais eficaz por parte das empresas, no sentido de aliar o aprendizado à busca por resultados.

Compreender o que é gestão do conhecimento garante mais produtividade, qualidade e soluções inovadoras para uma organização, constituindo um importante diferencial competitivo no mercado. Entenda esse conceito!

 

O que é gestão do conhecimento?

O conhecimento das organizações é seu ativo mais importante, ainda que não seja contabilizado no planejamento financeiro tradicional. Ele não aparece em balanços patrimoniais, apesar de estar indiretamente representado por indicadores de mercado, crescimento e rentabilidade.

Nesse sentido, uma organização inteligente fomenta o uso compartilhado de todo o conhecimento produzido pelos colaboradores, para que ele seja validado, avaliado e aprimorado para gerar valor.

Mas, como lidar com a disponibilidade crescente de informações e o tempo cada vez mais escasso para consumi-las? Esse é o grande desafio da gestão do conhecimento, que busca mapeá-lo e estruturá-lo para um acesso mais eficaz, por meio de sistemas automatizados e uma cultura sólida de estímulo ao aprendizado compartilhado.

 

Na prática, quais as vantagens da gestão do conhecimento para uma empresa?

O conhecimento é um recurso altamente reutilizável: quanto mais aplicado e difundido, maior é seu valor. Mas, como é ativo, também sofre um efeito de depreciação — e ela se acelera quando o conhecimento não é aplicado. Assim, podemos dizer que não adquirir conhecimentos também significa perder conhecimentos, dinâmica fatal para um mercado que requer inovação constante.

Basicamente, sem um sistema de gestão do conhecimento, ex-funcionários levam com eles toda a experiência adquirida em suas atividades. Sem essa troca, as práticas do dia a dia da empresa passam a ter cada vez menos eficiência e o gestor perde a clareza sobre as competências necessárias para o funcionamento do negócio, ficando refém de colaboradores que acreditam ser insubstituíveis.

 

Como aplicar a gestão do conhecimento na empresa?

Pratique a gestão por competências

Competências são conjuntos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que cada indivíduo possui e que permitem a execução de tarefas de maneira distinta dos demais.

Já uma cultura de gestão por competências tem como propósito mapear e alavancar aquelas consideradas raras, valiosas e difíceis de serem desenvolvidas, que conferem à organização um desempenho superior aos dos concorrentes.

Como a totalidade das competências dos funcionários traduzem as competências organizacionais, a gestão do conhecimento permite a mobilização dos recursos individuais em prol de toda a empresa. O trabalho visa promover aperfeiçoamento constante, com treinamento e desenvolvimento com foco nos objetivos e metas de negócio.

 

Estimule uma cultura de aprendizagem coletiva e compartilhada

A cultura de aprendizagem em uma empresa valoriza não só os acertos como também os erros, desde que se tornem fontes de melhoria contínua e experiências compartilhadas. Trata-se de um valor que inspira o autodesenvolvimento e o incentivo ao conhecimento teórico-prático. Você pode mobilizar uma equipe de endo marketing para desenvolver campanhas nesse sentido.

 

Adote um sistema automatizado

Assim como as informações administrativas, todos esses conhecimentos adquiridos no dia a dia da empresa também podem ser gerenciados por um software especializado. Esse tipo de sistema não só registra, mas também classifica os dados conforme sua importância e demanda e faz associações de causa e efeito com outros tipos de informação, identificando tendências e necessidades.

Além de compreender o que é gestão do conhecimento e suas vantagens, o gestor responsável pela implementação dessas práticas precisa de uma consultoria especializada — e você pode contar com o Meu Gestor nessa empreitada.

Escrevemos um artigo sobre Consultoria Online, mostrando as vantagens e desvantagens dessa tendência, para ler o artigo clique aqui.

Entre em contato conosco para bater um papo sobre o assunto e encontrar os caminhos ideais para a sua empresa!

 

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.