fbpx

Manutenção preventiva: qual a importância de realizá-la?

A maioria das empresas é repleta de máquinas e equipamentos importantes para o processo produtivo, mas poucas, de fato, realmente se preocupam com a manutenção preventiva. A frase “prevenir é melhor que remediar” deve ser levada em consideração aqui, pois, além dos custos se elevarem com as manutenções corretivas, a produção pode ser paralisada por mais tempo e o risco de acidentes aumenta consideravelmente.

Pensando nisso, preparamos um post exclusivo para você descobrir como gerenciar paradas para a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos na sua empresa, bem como a importância de fazer isso regularmente. Confira!

 

Como gerenciar as manutenções preventivas na sua empresa?

Forme uma equipe própria para a função

O primeiro passo que você deve dar é nomear um ou mais profissionais que, de preferência, estejam em contato frequente com as máquinas e equipamentos para assumir a responsabilidade de fiscalizar e monitorar de perto as datas e planejar as ações de manutenções preventivas.

Para isso, você pode reunir os líderes do setor e nomear os manutencistas. Se eles tiverem ligação com SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), será melhor ainda.

 

Se antecipe as falhas

O segundo passo é treinar alguns profissionais que lidam diretamente e diariamente com as máquinas e equipamentos da empresa para saberem identificar quando algo não está correto, comunicando a possível suspeita e paralisando as atividades.

Para esse passo recomendo a leitura desse texto explicativo sobre como treinar seus colaboradores para identificar falhas e como agir de acordo com a respectiva função no negócio.

Essa capacidade pode ajudar a prevenir que as máquinas e equipamentos continuem fazendo um trabalho forçado e se deteriorem ainda mais. Além disso, essa ação deve impedir acidentes.

 

Planeje as paradas

Sempre antes do prazo exigido pelas normas e padrões estabelecidos pelos fabricantes, programe as paradas de revisões para serem realizadas em datas que sejam mais propícias para a empresa.

Por exemplo: você pode escolher datas que, historicamente, são registrados volumes menores de produção, como épocas de férias coletivas, feriados de fim de ano, carnaval, períodos sazonais etc.

Ao fazer isso, a parada das máquinas e equipamentos não influenciará tanto na produtividade.

 

Principais motivos para a realização da manutenção preventiva

Trata-se de uma norma regulamentadora

As ações de manutenção preventiva não são opcionais para a empresa. Pelo contrário, trata-se de uma regra determinada pela NR 12 (Norma Regulamentadora 12) que trata diretamente da segurança no trabalho e máquinas e equipamentos.

A norma diz que a manutenção preventiva é um dos requisitos mais básicos exigidos das empresas para evitar acidentes e prevenir doenças do trabalho.

 

Garante um tempo menor de paradas

Manutenções preventivas costumam gastar até 30% menos do tempo que seria gasto em uma manutenção corretiva. Isso significa um menor tempo de parada das máquinas e equipamentos, garantindo que a produtividade quase não seja afetada no processo.

 

Evita perdas maiores

Além de serem mais baratas, as manutenções preventivas evitam que as máquinas sejam forçadas a trabalhar com deficiências até a sua total exaustão.

A quebra e paralisação definitiva pode somar danos muito maiores que se imaginava e, muitas vezes, serem irreversíveis. Dependendo do estrago, a empresa terá que fazer novas aquisições, impactando diretamente no processo seguinte e até mesmo a produção como um todo.

Como você pode ver, a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos é essencial para a empresa em vários aspectos.

Além disso, realizá-la regularmente deixará a empresa em conformidade com a NR 12. Então, converse com uma empresa com experiência em manutenção preventiva e agregue mais confiabilidade às operações do negócio ainda hoje.

Agora que você já sabe sobre a importância da manutenção preventiva das máquinas e equipamentos da sua empresa, descubra se o nível de atividade (produtividade) da sua planta está como planejado, nesse texto “Capacidade instalada: para que serve e como calcular?”.

Comentários

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



    Suas informações estão seguras.