fbpx

Como melhorar os resultados da sua empresa em 2019

quarentenaPowered by Rock Convert

Início de ano: novos planos, novas metas a serem alcançadas, novos desafios a serem superados. Mas, como fazer deste um ano melhor que os demais e melhorar os resultados da sua empresa em 2019? Neste texto te conto seis etapas essenciais para alcançar o sucesso desejado.

 

Entenda qual o objetivo da empresa e qual seu objetivo com a empresa

Pode parecer uma etapa simples, mas poucos donos de empresa fazem esse tipo de reflexão. O objetivo aqui é pensar um pouco além do que sua empresa produz ou vende.

Vamos focar em você, dono do negócio: porque você tem essa empresa? Quando inaugurou seu negócio qual era seu objetivo por trás dele? Realizar um sonho? Ganhar dinheiro? Ajudar outras pessoas?

Responder a estas perguntas é começar a pensar qual o propósito da sua empresa, o porquê dela existir e onde vocês querem chegar. É extremamente importante ter claro a respostas a essas três perguntas, porque daqui é que será definida toda estratégia da empresa: a rotina, possíveis investimentos e decisões.

Minha sugestão é que você escreva em algum lugar a conclusão que chegar sobre as perguntas. Escreva na sua agenda, no quadro, na gestão a vista da empresa.

 

Estabeleça métricas que traduzem esses objetivos

Pode acontecer do resultado da etapa anterior ser um pouco subjetivo, ou seja, parecer uma ideia distante ou até mesmo uma utopia. E é por isso que existe esta etapa. Dizer que deseja melhorar os resultados da sua empresa em 2019 nos leva a uma pergunta simples: melhorar em que quantidade?

O que significa melhorar, para sua empresa? Significa aumentar as vendas? Se sim, em quanto? Faturar mais? Quanto a mais? Expandir o negócio? Por qual motivo? Não adianta apenas definir o que você quer para o próximo mês ou ano, é preciso quantificar este objetivo. E como fazer isso? Através de metas e indicadores.

As metas são a tradução dos objetivos através de valores quantitativos e associadas a um prazo. “Toda meta deve ter um objetivo claramente definido, um valor atribuído a este objetivo e um prazo para alcançá-la.”

Controle se os objetivos estão sendo alcançados periodicamente

Bom, agora que você já deixou claro os objetivos, definiu as metas e indicadores é hora de acompanhá-los. Veja bem, seu desejo é melhorar os resultados da sua empresa em 2019, certo? Para isso é preciso acompanhar esses resultados ao longo de todo o ano de 2019.

Imagina só se você define ótimas metas, estabelece os indicadores prioritários, mas no final do ano não atinge o resultado desejado. Além de frustrado, vai ficar bravo com seu time, sua empresa e talvez até questionar a existência do seu negócio. Por isso é importante ser um líder atento.

Ser um líder atento significa monitorar os resultados da sua equipe: acompanhar os resultados dos indicadores prioritários por semana ou por mês, é o que garante que sua empresa vai bater a meta no fim do ano.

Minha sugestão é acompanhar semanalmente os indicadores com a equipe. Irão existir alguns que precisam de acompanhamento diário e outros mensal, mas em sua maioria é possível fazê-lo semanalmente.

O acompanhamento é relativamente simples: comparar o valor atual com o valor estabelecido e anotar as diferenças. Se o valor atual está abaixo do estabelecido o que será feito para compensar e conseguir atingir a meta? Se o valor atual está acima do estabelecido é possível aumentar a meta ou aconteceu algum fator isolado? Percebe que é a partir de dados concretos da performance da sua empresa que é possível tomar decisões importantes para os resultados do seu trabalho?

É importante que nesta comparação estejam presentes os responsáveis por esse resultado. No próximo tópico explico um pouco mais sobre responsabilidade e autoridade sobre resultados.

 

Descubra o time necessário para te ajudar a atingir esses objetivos

Se chegou até aqui você já aprendeu muito sobre como melhorar os resultados da sua empresa em 2019, mas ainda faltam algumas etapas essenciais. Uma delas é a equipe que irá te ajudar a executar tudo que já aprendeu até aqui.

ideiaPowered by Rock Convert

Já parou para pensar quais funções são necessárias para que sua empresa exista? Esse é o momento. Toda empresa, qualquer que seja o porte, qualquer que seja o campo de atividade, precisa de quatro funções básicas: operação, supervisão, gerenciamento e direção.

Sendo assim, você precisa que seus funcionários se encaixem em uma dessas funções. A melhor maneira de obter um resultado satisfatório nesse caso é entendendo o perfil de cada funcionário e a necessidade de cada função. 

Entender o perfil dos seus funcionários começa na hora da contratação. Fazer um processo que consiga mostrar a você e aos responsáveis o que aquela pessoa consegue desenvolver de melhor, em que função conseguiria desenvolver melhor suas habilidades.

Se você já tem funcionários e não teve um processo seletivo muito bem mapeado, é possível fazer nesse momento ainda. Uma conversa simples com seus colaboradores pode ajudar a entender o perfil deles bem como algumas habilidades e até mesmo desejos.

É a definição de responsabilidades que garante que os resultados sejam alcançados. Importante! Você, enquanto dono da empresa, precisa se dedicar a função de direção!

 

Crie um ambiente para que esse time possa ter alta performance

Com a etapa passada você aprendeu que a sua equipe é importante para melhorar os resultados da sua empresa em 2019. Mas é preciso mais. É preciso caminhar ao lado dessa equipe rumo ao objetivo traçado.

Adianta ter no seu time pessoas ótimas, que exercem excelentemente suas funções, comprometidas e fornecer um computador com programas desatualizados, lento, com vírus, que desliga sozinho? Não, não adianta. O trabalho será prejudicado, o resultado também.

Agora imagina que sua empresa fornece toda infraestrutura necessária para que a equipe atinja bons resultados: bons computadores, ferramentas, materiais novos. No entanto, não existem treinamentos, os novos contratados precisam aprender “na marra” ou observando apenas. Assim também o trabalho fica comprometido, bem como o resultado.

A equipe é a parte mais importante da sua empresa. São pessoas que querem te ajudar a construir o seu sonho. Pessoas que estão dispostas a te ajudar a superar os desafios rotineiros e a bater metas em prol de ótimo resultados. Mas para que isso aconteça é preciso que você, enquanto líder, propicie o ambiente necessário para que isso aconteça.  

Forneça infraestrutura de qualidade, aplique treinamentos, dê autonomia e liberdade para surgimento de ideias. Pondere os erros e faça disso aprendizado, elogie toda conquista. Valorize seu funcionário. Assim, ele se sentirá bem na sua empresa e com um sentimento de retribuição através do trabalho. Bons resultados aparecem assim.

 

Crie uma rotina de acompanhamento e desafios

Agora você já tem tudo que precisa para melhorar os resultados da sua empresa em 2019: sabe onde quer chegar, sabe o que é preciso ser feito para chegar lá, sabe os recursos e time necessários para chegar lá. O mais importante então é colocar tudo isso em prática.

Entendo que seja difícil colocar tudo isso em prática de uma só vez, apesar do início de um ano ser um momento propício. Por isso sugiro que crie uma rotina que permita colocar em prática, mesmo que aos poucos, todas essas etapas.

O ideal é estabelecer um horário, pela manhã de preferência, para cumprir a etapa um. No seu primeiro contato com essa etapa determine quanto tempo será necessário para terminá-la. E especifique em quais dias e horários será executada. Faça isso com todas as etapas e será possível colocar tudo em prática.

Outro ponto que merece bastante atenção é a capacidade de adaptação e abertura à mudanças. Esteja atento às novas tecnologias que surgem: como elas podem facilitar a vida da sua empresa? São sistemas que fornecem informações rápidas, de maneira fácil? São plataformas que permitem contar com auxílios de pessoas experientes? É um aplicativo que te avisa as tarefas do dia a dia?

É preciso estar aberto a todas essas mudanças que permeiam nossa realidade e nos acompanharão por um bom tempo. Assim, melhorar os resultados da sua empresa em 2019 está atrelado a uma mudança de comportamento. Adapte essas etapas sugeridas a realidade da sua empresa e comece colocar em prática. Surgindo dúvidas deixe nos comentários que responderemos, ou se preferir entre em contato com um de nossos especialistas.

Comentários
Powered by Rock Convert

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



Suas informações estão seguras.