fbpx
Desafios 2019

Os principais desafios para as empresas em 2019

quarentenaPowered by Rock Convert

2018 já está no fim, após 12 meses de muito trabalho e poucos resultados nos negócios. Foram poucas as empresas que conseguiram resultados expressivos em um cenário cada vez mais dinâmico e conturbado pela incerteza política e econômica. E agora, quais os principais desafios para as empresas em 2019

Muitas empresas já estão concluindo seu planejamento para 2019, definindo suas estratégias para retomar o crescimento ou, no mínimo, retomar a lucratividade, como é o caso de muitos negócios que enfrentaram sérias restrições financeiras em 2018. Neste artigo vamos abordar alguns dos principais desafios para as empresas em 2019, identificando algumas iniciativas para melhorar os resultados.

 

 

O Cenário em que o Brasil se encontra ainda é incerto

Projeções do Banco Central e de bancos privados brasileiros indicam crescimento entre 2% e 2,5% para a economia brasileira em 2019. Após as eleições, assuntos importantes como a reforma da previdência e a reforma tributária devem ocupar boa parte da pauta política no primeiro semestre de 2019. Além destas, são também esperadas medidas de corte de gastos no setor público, o que pode reduzir a pressão sobre o orçamento do governo e contribuir para a redução da carga tributária.

No cenário externo, a maior economia mundial, os EUA, tende a aumentar sua taxa de juros em ritmo mais controlado, o que pode contribuir para manter o ritmo de crescimento. Por outro lado, a guerra comercial com a China e a saída do Reino Unido da União Europeia podem prejudicar a demanda sobre as exportações brasileiras.

Neste cenário, ainda de muita incerteza, é importante que sejam priorizadas medidas alinhadas com a manutenção da lucratividade do negócio, mesmo que isso signifique reduzir o ritmo de crescimento no curto prazo. Medidas voltadas para o crescimento acelerado exigem recursos financeiros e, a não ser que sua empresa tenha recursos disponíveis, a obtenção de crédito ainda enfrenta custos muito altos, o que aumenta o risco de empréstimos para investir em novas frentes.

Ou seja, teremos inúmeros desafios para as empresas em 2019.

 

Com as vendas cada vez mais dinâmicas, é preciso saber em que seu negócio é mais forte

Muitas foram as empresas que em 2018 viram seu faturamento cair, por diversos motivos. Em vários mercados a guerra de preços foi inevitável, como medida de sobrevivência, o que reduziu muito a margem em diversos segmentos. Neste momento, é fundamental que sua empresa saiba identificar em qual produto e em qual mercado ela é mais forte, podendo se diferenciar em qualidade. Isto favorece a lucratividade do negócio e evita a concorrência em preço com outros negócios que, muitas vezes, não competem em nível de igualdade. É preciso saber comunicar este valor ao cliente, envolvendo toda a equipe na agregação e na comunicação deste valor no decorrer dos processos do negócio.

 

Reavalie os produtos que você oferece no mercado e reduza os estoques

Se sua empresa ainda não teve a chance de reavaliar a variedade de produtos e serviços que oferece ao mercado, talvez agora esta medida seja inevitável. O objetivo é identificar quais produtos e serviços são de fato demandados e se alinham com o que a empresa tem de mais forte.

Se nesse período sua empresa acumulou estoques de produtos com baixa demanda, este já não é mais o momento de pensar em preço: já geraram prejuízo para o seu negócio e seu valor atual é basicamente financeiro, ou seja, precisam ser convertidos em caixa novamente o quanto antes. O ideal é programar campanhas de vendas que reduzam ou eliminem estes estoques, liberando recursos para novos produtos e serviços em 2019. Em alguns casos podem ser necessárias medidas menos drásticas, que alterem a apresentação do produto, agregando mais qualidade ao processo de venda e entrega.

 

 

Relacionamento com os clientes

O dinamismo de muitos mercados às vezes inviabiliza que o empresário conheça sua carteira de clientes. É preciso conhecê-la e identificar como sua empresa agrega valor para os mais frequentes e os mais fiéis. Sua carteira atual de clientes é a fonte mais barata para conquistar novas vendas, pois eles já conhecem seu negócio.

É importante manter um contato próximo e constante com os melhores clientes, assim como é importante saber os limites do seu negócio: em alguns casos, pode não ser lucrativo e nem sustentável atender alguns pedidos. Esta medida também favorece sua Política de Crédito e Cobrança, na medida em que reduz as incertezas do relacionamento comercial.

 

 

Tecnologia e Comunicação

A tecnologia de suporte aos negócios vem se aperfeiçoando em velocidade cada vez maior. Muitas empresas do varejo estão perdendo vendas, principalmente, para a internet. Entrar no mercado virtual não significa apenas ter um website; é preciso investir nos canais de comunicação com o cliente (e-mail, chat, mídias sociais), identificando aquele que seu mercado mais utiliza.

Internamente, a integração dos processos através do uso de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) viabiliza mais agilidade e segurança em toda a cadeia de valor, permitindo que os pedidos sejam gerenciados até o recebimento, após o faturamento. Ou seja, mais segurança no gerenciamento das informações e menos possibilidade de erros ao longo do processo.

E como tempo é dinheiro, a velocidade dos processos exige soluções rápidas e de baixo custo. Hoje em dia já é possível ter o auxílio de diversos especialistas externos à empresa, de forma online, com a utilização de tecnologias de vídeo conferência. Além de não pressionarem os custos da empresa, estes serviços podem ser uma ótima forma de resolver problemas recorrentes e contribuir de forma significativa e rápida para os resultados da empresa.

 

ideiaPowered by Rock Convert

 

Produtividade e estabilidade operacional

Caso a recuperação da economia se concretize no patamar esperado, a demanda por seus produtos e serviços deve subir. É importante garantir que os processos internos estejam bem definidos e formalizados, sendo realizados pela equipe de forma estável e gerando os resultados planejados. A definição da carteira de produtos e serviços é fundamental para este desafio: uma variedade ampla demais dificulta e pode até inviabilizar a estabilização dos processos.

Uma medida simples, mas eficaz de comunicação, deve ser adotada: defina com a equipe de forma clara todas as principais etapas dos processos e detalhe os resultados esperados em cada etapa. Estas informações precisam ser conhecidas por toda a equipe e devem estar disponíveis para consulta a todo tempo.

 

 

E por falar em equipe, invista na sua

Com o reaquecimento do mercado, é provável que o mercado de trabalho também se reaqueça. É preciso investir na formação da equipe, com novos treinamentos, definição de salários e pacotes de benefícios competitivos!

Além de medidas de integração e a estruturação de um plano de carreira alinhado com os objetivos da empresa e atraente para os profissionais.

Boa parte do conhecimento da empresa a respeito do dia a dia da operação está com a equipe.

É preciso auxiliá-los na organização destas informações e com o fornecimento de ferramentas adequadas para que consigam desempenhar um trabalho satisfatório, alinhado com os critérios de qualidade que a empresa vai defender junto ao mercado.

 

 

A Segurança da Informação tem sido questão cada vez mais preocupante

Se sua empresa ainda não garante a segurança das informações internas e dos clientes, é melhor agir o quanto antes.

Tem sido cada vez mais frequentes os episódios de ataques cibernéticos!Desde o roubo de informações simples, até o sequestro de informações financeiras, de clientes e a interferência em processos mais automatizados.

Existem medidas eficazes na proteção da empresa, mas é preciso um monitoramento constante e que deve ser mais demandado em 2019.

Terão mais resultados as empresas que monitorarem os resultados com regularidade e de forma estruturada

Em um ambiente tão dinâmico como o que as empresas vêm trabalhando, é muito arriscado deixar de avaliar os resultados alcançados. Empresas que se apoiam somente em dados de faturamento e impostos são como motoristas que dirigem contando apenas com o retrovisor. É preciso conhecer e monitorar no detalhe as informações financeiras e operacionais do negócio: dados do processo de vendas, margens, produção, % de eficiência nas etapas do processos, perdas, custos totais e unitários, despesas, ciclo de conversão de caixa, % de inadimplência, dentre outros.
Então, estes dados precisam ser avaliados com uma frequência pelo menos mensal. Quanto mais rápido o acesso a estas informações, mais eficaz se torna a correção de qualquer desvio, o que aumenta a chance de bons resultados. Estas avaliações precisam envolver a equipe diretamente responsável e sua liderança, garantindo o alinhamento e o engajamento de todos com os objetivos da empresa.

 

 

2019 é um ano que promete e é preciso estar preparado

São grandes os desafios das empresas para 2019. De uma forma geral, é possível dizer que 2019 vai exigir que as empresas sejam mais enxutas, rápidas e eficazes!

Entregando produtos e serviços de qualidade no mercado em que elas são fortes.

Mais do que recursos financeiros, muitos dos desafios das empresas em 2019 exigem o investimento de tempo, comunicações constantes com a equipe, discussões bem estruturadas com base em indicadores, planos de ação e suportadas por sistemas capazes de fornecer as informações necessárias.

Enfim, para garantir que este investimento seja produtivo e produza os resultados no tempo certo…

Você pode contar com profissionais especializados nos processos que compõem sua cadeia de valor! Garantindo a implantação de indicadores e rotinas de gestão adequados ao seu negócio!

Fale com um especialista e descubra como otimizar seus planos para 2019!

Comentários
Powered by Rock Convert

Consultor de Gestão com mais de 10 anos de experiência em gestão em diversos setores da economia e em empresas de vários portes. Sócio fundador do Meu Gestor e trabalhando para resolver os problemas de gestão de pequenos empreendedores em todo o Brasil.

Um especialista do MeuGestor vai entrar em contato com você



Suas informações estão seguras.